Não é de hoje que os smartphones se transformaram em uma extensão do nosso corpo. Chegamos a um ponto onde o número de celulares no mercado é maior do que o número de pessoas. De acordo com a Anatel, em dezembro de 2020, o Brasil registrou mais de 234 milhões de acessos móveis à internet, e, segundo o  IBGE, a população brasileira chega a 213,3 milhões.

Diante desse cenário, onde é bastante comum as pessoas navegarem pelo universo online enquanto fazem suas compras, oferecer uma conexão WiFi não é mais um diferencial, mas algo fundamental para quem deseja se manter competitivo no mercado. Atualmente, há diversas opções de roteadores, Hotspots e Access Points focados no público corporativo, os quais suportam uma grande quantidade de acessos simultâneos, garantindo a qualidade e força do sinal em todo o estabelecimento. 

No entanto, é possível fazer ainda mais através do WiFi Marketing, uma ferramenta analítica, com a qual as empresas fornecem conexão com a internet sem fio grátis em troca de dados dos clientes, gerando uma grande oportunidade de comunicação inteligente e personalizada. Continue a leitura e entenda! 

Como funciona o WiFi Marketing?

Certamente, você já deve ter entrado em alguma loja ou aeroporto, e para se conectar à rede WiFi, teve que preencher um formulário ou uma página de cadastro. Em suma, o WiFi Marketing parte desse princípio.

Ao aceitar os termos e condições, e a conexão ser bem sucedida, a rede consegue rastrear e localizar o usuário em tempo real, para que a empresa atue enquanto o cliente ainda está na loja, ou mesmo depois, construindo relacionamentos mais profundos. 

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Como a ferramenta pode ser um canal estratégico de comunicação personalizada?

O WiFi Marketing nada mais é que um canal que possibilita a equipe de marketing criar campanhas segmentadas estrategicamente através da captação de dados.

Para obter o sucesso esperado, é de suma importância desenvolver um formulário que esteja de acordo com o tipo de estabelecimento. Além dos dados básicos, como nome, e-mail, telefone e idade, é indicado criar questões que sejam relevantes ao negócio. 

Há também a opção de utilizar o “Social Login”, que é o login através das redes sociais, onde o cliente autoriza a empresa a coletar as informações que ele já preencheu em sua rede social.

Com um software de WiFi Marketing mais avançado, é possível ainda mensurar métricas, como: número de visitantes gerais; número de novos visitantes; número de visitantes que regressam; quantas vezes uma campanha foi vista; conversão; tempo de permanência dos visitantes; entre outros dados de relevância para as equipes de comunicação.

Dessa maneira, a empresa tem em mãos um banco de dados com métricas relevantes referente ao comportamento dos clientes, possibilitando insights valiosos, tanto para desenvolver ações de divulgação e promoção mais assertivas utilizando notificações push ou mensagens in-app com base onde eles estão na loja; como também para identificar gaps no negócio e auxiliar nas tomadas de decisões.

É importante ressaltar que as regras da LGPD são válidas para o WiFi Marketing. Portanto, as empresas devem informar os consumidores claramente sobre a coleta, termos de utilização e objetivo da utilização dos dados, além de consentir explicitamente para essa utilização, podendo retificar, cancelar ou pedir a exclusão dos dados a qualquer momento.

Quais são os benefícios do WiFi Marketing 

Dentre os principais benefícios que uma boa ferramenta de WiFi Marketing pode oferecer às empresas, estão:

Múltiplas aplicações: Captação e fidelização de clientes, análise de clientes, divulgação de produtos e serviços, identificação de pontos de dores, etc;

Extremamente fácil de usar e implementar: É necessário apenas um bom roteador de sinal WiFi e uma estratégia bem estabelecida;

Comunicação personalizada: Permite compreender melhor os clientes através da captação de dados sobre o seu comportamento;

Remarketing: Possibilita a comunicação com os clientes, conforme suas áreas de interesse;

Segurança de Rede: Oferece controle sobre quem utiliza a rede WiFi; 

Fator preço/valor em comparação com outras tecnologias (beacons, geofencing, NFC): Considerando a ideia de que hoje em dia todo estabelecimento já oferece WiFi, não é preciso investir em nenhum novo hardware.

Como a Seal Telecom pode apoiar empresas na implementação do WiFi Marketing

O Marketing WiFi é, sem dúvidas, uma poderosa ferramenta de comunicação para empresas de variados segmentos que desejam captar e fidelizar clientes, utilizando os dados coletados de forma inteligente e estratégica. 

Além disso, contar com um parceiro que tenha expertise na tecnologia é essencial para adquirir o máximo resultado. Se você tem interesse em saber mais sobre a solução, conte com a Seal Telecom, que tem a inteligência e os melhores parceiros para criação e implantação de projetos de WiFi Marketing com eficiência. Fale com nossos consultores e saiba mais.

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