Diante do cenário em que estamos vivenciando nos últimos tempos, o uso da videoconferência tem se intensificado, e agora mais do que nunca, empresas de todos os portes e segmentos puderam sentir de perto os benefícios que ela proporciona. 

A tecnologia já era presente no cotidiano de algumas organizações, mas em virtude das novas dinâmicas de distanciamento social, o uso dessa solução deve permanecer no mercado por um longo período. O conceito base todos já sabemos, mas com as variações que o mercado oferece, dúvidas ainda podem surgir, principalmente quando falamos de videoconferência profissional, e nesse artigo vamos esclarecer algumas delas. Veja:

O que difere a videoconferência comum da videoconferência profissional? 

A videoconferência comum, que poderíamos colocar também como gratuita, é indicada para encontros mais simples e informais do nosso dia a dia já que não contempla equipamentos específicos para captação de som e imagem, além de não fornecer suporte técnico para possíveis falhas. 

Já a videoconferência profissional oferece uma infraestrutura de comunicação adaptada para cada tipo de negócio. Englobando um dispositivo eletrônico que transmite e recebe os sinais de áudio e vídeo chamado de CODEC (Codificador/Decodificador), uma ou mais câmeras para captar as imagens, microfones e controle remoto, a modalidade ainda oferece mais segurança nas chamadas, a possibilidade de gravação das reuniões e algumas outras funções a depender do modelo contratado.

Qual a diferença entre videoconferência e live streaming?

Enquanto a videoconferência se trata de uma reunião mútua, na qual todos os envolvidos podem conversar e trocar informações através de câmeras e microfones, uma live streaming consiste em um número menor de pessoas transmitindo informações para as outras, e essas conseguem interagir via chat, assim como nos famosos webinars, sendo possível também conectar mais de um palestrante, mesmo que estejam em locais diferentes. 

Resumindo, a diferença aqui é que a videoconferência é uma reunião online e a live streaming é uma espécie de apresentação com convidados interagindo por chat.

Quais os benefícios da videoconferência profissional para negócios e empresas?

A videoconferência está cada vez mais sendo utilizada para reuniões remotas, seja com clientes, parceiros ou entre colaboradores localizados em diferentes ambientes, o que possibilita gerar muito mais negócios. Já falamos um pouco sobre o que essa ferramenta oferece, mas prosseguindo com mais vantagens, a videoconferência profissional permite uma personalização da solução, abrangendo as necessidades e objetivos de cada empresa, como por exemplo, analisar a quantidade de localidades a serem conectadas simultaneamente, quais equipamentos serão vitais, como televisão, DVD, câmeras, projetores, etc.

Outros benefícios incluem economia de custos, devido à considerável redução de viagens, e economia de tempo, pois também pode evitar a necessidade de deslocamento ou tempo de viagem, garantindo decisões ágeis e rápidas.

O que é uma videoconferência em nuvem e quais as suas vantagens?

A videoconferência em nuvem, também conhecida como VAAS – Video as a Service, é uma modalidade de contratação de videoconferência profissional cuja infraestrutura de vídeo utilizada para o serviço é hospedada em data centers em diversas localidades no mundo, o que garante uma implementação mais simples, sem exigir um alto investimento inicial, nem a necessidade de incorporar novos ativos. 

Além dessas vantagens, a videoconferência em nuvem possibilita que a solução esteja sempre atualizada com funcionamento estável, alta disponibilidade e segurança, incluindo recursos de contingência e backup. 

Contudo, para conseguir aproveitar todo o potencial da videoconferência profissional e adquirir seus benefícios com efetividade, é de suma importância contar com um parceiro de implementação que forneça um atendimento personalizado entregando uma solução que se encaixe nos objetivos de cada negócio. 

A Seal Telecom possui uma vasta experiência em projetos de videoconferência, com soluções end-to-end, além de um amplo portfólio de tecnologias eficazes e criativas. Todos os projetos são realizados por equipes próprias altamente qualificadas, antecipando problemas e soluções, reduzindo o tempo de execução e garantindo a qualidade final dos projetos no intuito de garantir um ambiente com uma estrutura de qualidade e que garanta a máxima produtividade da equipe em reuniões.

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre as possibilidades que a videoconferência profissional pode acrescentar no seu negócio.

Mapa do site

Termos de uso

Privacidade

Cookies

2020 © Seal Telecom