Na hora de pesquisar sobre soluções de videoconferência para sua empresa é possível que você tenha ficado em dúvida sobre as diferenças desta tecnologia com a videochamada, não é?

E é normal que isso aconteça. Afinal, na prática, as duas tecnologias têm o mesmo propósito: permitir que dois ou mais indivíduos em locais diferentes se comuniquem em tempo real através de vídeo e áudio, com a sensação de proximidade.

Entretanto, a grande diferença aparece quando se trata do uso corporativo. As soluções de videoconferência são regidas por normas da entidade ITU – T, responsáveis por normalizar os protocolos das chamadas de vídeoconferência . O fato de seguir essas normas faz com que ocorra a interoperabilidade entre diversos fabricantes.

Quando você faz uma chamada de celular, por exemplo, você não precisa saber qual a operadora e nem mesmo o fabricante do celular da pessoa qpara quem será realizada a   ligação, certo? Você consegue seguir com a chamada, independente da operadora de celular dos envolvidos.

O mesmo acontece quando você utiliza uma solução de videoconferência profissional. Para conseguir contatar as pessoas desejadas, você não precisa que elas utilizem equipamentos de videoconferência do mesmo fabricante. Como as soluções são normatizadas pela ITU – T, você consegue realizar a chamada, independente do fabricante e do modelo da videoconferência de cada um.

Porém, o mesmo não acontece com as videochamadas. Um usuário de Skype ou Hangout, por exemplo, só consegue se conectar com indivíduos que utilizem a mesma tecnologia que a sua. Mais qualidade e segurança Outra vantagem indiscutível da videoconferência são os fatores qualidade e segurança.

Pelo fato da solução de videoconferência seguir a padronização, ela conta com protocolos de segurança para criptografia do áudio e do vídeo  e também tem a capacidade de comprimir eles,  oferecendo extrema qualidade, com uma utilização menor de banda. Isso não ocorre com o Skype e Hangout, o que pode comprometer a transmissão e áudio e vídeo da sua conferência.

Portanto, se a sua finalidade é escolher uma solução de comunicação à distância que torne mais simples e seguro a troca de informações por aúdio e vídeo, com certeza, a videoconferência é a melhor opção.
{{cta(‘5684aa43-7263-42ce-8b9e-fafdfab93814’)}}

comunicacao unificada

2020 © Seal Telecom