Quem necessita preencher uma vaga interna sabe a dificuldade que é para encontrar o perfil profissional que se enquadre na cultura da organização. Dependendo do cargo e dos requisitos desejados, são meses e dezenas de entrevistas realizadas até encontrar a pessoa certa.

Normalmente, as entrevistas do processo seletivo são feitas pelo RH e, também, pelo líder da área que está recrutando. Por mais que seja fundamental realizá-las, essa iniciativa toma muito tempo dos profissionais envolvidos – o que diminui a produtividade e aumenta o custo.

Para agilizar o processo e otimizar a rotina interna, algumas empresas estão substituindo as tradicionais entrevistas presenciais pelo contato via videoconferência.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, a utilização desse método pelas corporações aumentou mais do que 50% no Brasil, nos últimos três anos. Neste contexto, a utilização da solução de videoconferência é muito prática e ágil.

Boas práticas para um resultado positivo

A utilização da videoconferência é muito simples, basta um rápido treinamento para usufruir da tecnologia com excelência. Porém, para que tudo dê certo durante o contato com o entrevistado é necessário ter alguns cuidados como:

# Conexão adequada

Se você não tem um link dedicado de internet na sua empresa, o ideal é priorizar os dados para a videoconferência e garantir a banda para o evento. Isso pode ser feito pelo próprio administrador de rede. Só requer um planejamento prévio para evitar problemas durante a transmissão.

# Salas sem eco e ruídos

Avalie o ambiente onde ocorrerá a reunião remota e verifique a captação de áudio. A utilização de microfones com cancelamento de eco e ruído é uma medida necessária na maioria das vezes.

# Boa iluminação

Na hora de montar a disposição dos equipamentos de videoconferência no ambiente, verifique a posição da janela. A luminosidade e pode prejudicar o foco da câmera e comprometer a qualidade da imagem. Por isso, nunca instale a câmera na direção da janela. Se não tiver escolha, utilize uma cortina blackout para evitar a claridade no local.

A solução de videoconferência é uma excelente maneira e reduzir os custos operacionais e otimizar o tempo da equipe. Adote essa tecnologia para agilizar o processo seletivo na sua empresa.

{{cta(‘5684aa43-7263-42ce-8b9e-fafdfab93814’)}}4

comunicacao unificada

2020 © Seal Telecom