O Vídeo Analítico, Análise Inteligente de Vídeo ou até mesmo Video Analytics em inglês é a inteligência por trás do videomonitoramento, ou seja, uma tecnologia que permite analisar de forma rápida e eficiente as imagens de uma câmera de segurança, detectando objetos e pessoas. 

Esse recurso faz parte de uma solução de Inteligência Artificial  e visão computacional que tem como finalidade a criação de máquinas inteligentes capazes de enxergar e entender o que está sendo visto de forma automática. 

Como funciona o Vídeo Analítico

O Vídeo Analítico funciona através de algoritmos desenvolvidos para reconhecer imagens específicas e movimentos. Na prática, ele pode ser programado com diversos objetivos, segundo o que se pretende monitorar.

O sistema é um complemento ao videomonitoramento, uma vez que ajuda operadores de centrais de segurança na fiscalização dos ambientes, aumentando a qualidade da vigilância. Com mais eficiência, diminui-se a necessidade de novas contratações e a empresa reduz custos.

A solução analisa as imagens e alerta os profissionais somente em casos de detecção de anormalidades, evitando ações e deslocamentos desnecessários. A consequência é a otimização de tempo e esforços.

Outro diferencial do Vídeo Analítico é a identificação de elementos específicos sem equívocos. Ao contrário de sistemas convencionais, em que é comum haver falsos positivos a partir da detecção de animais ou movimentação de plantas, isso não acontece com a utilização do recurso.

Formas de aplicação

Há inúmeras formas de aplicação do Vídeo Analítico. Inclusive, a tecnologia já vem sendo amplamente utilizada em setores como os de segurança, entretenimento, saúde, varejo e transportes. Para ficar mais claro, veja agora duas maneiras de utilizar a solução:

Reconhecimento de placa veicular

Nesse caso é aplicado ao software o reconhecimento de letras e números. Essa leitura permite capturar imagens de placas de veículos, contendo horário e data de sua passagem pelos pontos de reconhecimento.

Isso possibilita a comparação em banco de dados, o que auxilia na identificação rápida da situação, como por exemplo, se o carro é roubado ou não possui autorização para transitar no local. 

Captura e reconhecimento facial 

Essa forma de utilização do Vídeo Analítico permite a captura da face em diversas posições. Após a análise biométrica, há a comparação em um banco de dados, possibilitando a identificação de suspeitos ou indivíduos sem autorização de acesso. 

A solução pode ser, inclusive, integrada com sistemas de controle de acesso, passando a funcionar como credencial para a liberação de portas e catracas. 

É importante frisar que, para a solução funcionar com o máximo potencial, é essencial definir claramente o objetivo de sua utilização. 

Além disso, é fundamental contar com o auxílio de empresas com expertise, que personalizem a utilização do recurso de acordo com as necessidades dos clientes. É justamente isso que a Seal Telecom pode proporcionar ao seu negócio. Entre em contato e saiba mais!

seguranca

2020 © Seal Telecom