A videoconferência com certeza foi uma das tecnologias mais usadas em 2020, a qual facilitou atividades de diversos setores, como o corporativo, educação e também na área da saúde

Nesse segmento, a utilização dessa solução deve perdurar nos próximos anos, afinal, trata-se de um recurso que garante muitas vantagens, como redução de custos, otimização do tempo e agilidade nos diagnósticos.

O atendimento médico à distância já existe há um tempo e é conhecido como telemedicina. No entanto, nesses últimos meses, a tecnologia teve um grande avanço, mostrando-se bastante eficiente para consultas e, também, treinamentos médicos, especialmente durante a pandemia, onde o distanciamento social passou a ser necessário.  

Os usos da videoconferência para a telemedicina

A videoconferência pode ser usada em hospitais e clínicas de saúde para as seguintes situações:

Consultas médicas

Atualmente, as teleconsultas e telediagnósticos via videoconferência são regulamentadas pelo CFM, favorecendo tanto médicos, como pacientes. A tecnologia permite que, independentemente do local geográfico que o paciente esteja, ele receba um atendimento prévio, que pode até mesmo salvar vidas. 

Para casos simples, o médico consegue realizar uma triagem, esclarecer dúvidas ou mesmo dar um diagnóstico sem que o paciente precise se locomover até uma clínica ou hospital. Em casos mais críticos, o paciente receberá as instruções adequadas para a situação. Além disso, é possível também acompanhar pessoas que estão em tratamento, monitorando os sinais vitais através de sensores.

Treinamento e ensino

Outra utilização da videoconferência na telemedicina é para capacitação de profissionais remotamente, no intuito de atualizá-lo e prepará-lo para diversas situações da prática médica, levando conhecimento para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. 

A tecnologia também pode ser aproveitada para situações onde um médico especialista precisa guiar uma cirurgia que necessita ser realizada com emergência, por exemplo, oferecendo apoio e instruções valiosas para o procedimento. 

Quais as vantagens da videoconferência para  a telemedicina

Conforme já mencionado, a videoconferência traz muitos benefícios para telemedicina, tanto para pacientes, quanto para as instituições de saúde e profissionais. Destacamos algumas delas aqui:

Distanciamento entre médicos e pacientes

Com a pandemia, o distanciamento social se faz necessário para que evitar a proliferação do vírus. A telemedicina também auxilia nesse quesito, oferecendo maior segurança para médicos e pacientes em consultas médicas, principalmente em casos onde há necessidade de acompanhamento regular.

Não há barreiras para atendimento médico

Os recursos da tecnologia de videoconferência quebram as barreiras geográficas, pois as consultas podem ser realizadas mesmo que o paciente resida longe dos centros médicos ou mesmo em um outro país, exigindo apenas uma conexão estável com a internet. 

Economia de tempo e dinheiro 

Com a videoconferência, o médico não precisa ir até o paciente para avaliá-lo, assim como o paciente não precisa se deslocar até o hospital para ser atendido, dependendo do caso, possibilitando que a consulta seja realizada em sua própria casa. Isso significa que ambos terão uma economia de tempo e dinheiro com locomoção. 

Segurança das operações

A telemedicina e o laudo à distância também oferece a segurança das operações. Através de softwares ou sites que possuem login e senha em ambiente seguro, com certificação de segurança e criptografia de conteúdo, os arquivos gerados só podem ser acessados por pessoas autorizadas, mediante validação e identificação. 

Esse banco de dados permite que exames possam ser armazenados virtualmente e acessados a qualquer hora. Ao armazenar os laudos em nuvem, o risco de perda ou dano aos documentos é consideravelmente reduzido.

A evolução digital chega para otimizar variados processos, proporcionando maior produtividade na rotina dos profissionais de diversos segmentos. No caso da medicina, com a facilidade que um atendimento remoto pode garantir, é possível atender um número maior de pacientes, com a mesma qualidade de um atendimento presencial. 

Desse modo, se você é da área da saúde e está interessado em implementar uma solução de videoconferência em seu hospital ou clínica para usufruir dos diversos benefícios citados aqui neste artigo, conte com a parceria da Seal Telecom, que possui alto nível de competência em tecnologias para a implantação de soluções inovadoras, incluindo ferramentas específicas para consultórios e centros médicos.Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossas soluções.

comunicacao_unificada

Deixe aqui seu comentário:

2020 © Seal Telecom