Incontestavelmente a tecnologia evolui rapidamente e podemos dizer que a cada dia que passa vemos as soluções de automação, segurança e inteligência crescendo e se desenvolvendo cada vez mais.

Hoje já começamos a olhar para o que vem no futuro, e neste artigo vamos explorar algumas tendências tecnológicas que estarão em evidência neste final de 2020 até 2021.

O Hype-Cycle 2020 do Gartner sobre automação e segurança

Essa metodologia do Gartner explica justamente os ciclos de crescimento de tecnologias emergentes, analisando as principais soluções que mudarão significativamente a sociedade e os negócios entre os próximos cinco e dez anos.

Explorando mais de 1.700 tecnologias, na lista de tendências deste ano, há 5 destaques macros:

  1. Arquiteturas compostas

Se tratando de recursos de negócios integrados e construídos em uma malha de dados flexível, a arquitetura composta permite que a empresa tenha agilidade e responda às necessidades dos negócios, mesmo com as constantes mudanças de cenário. Outras tecnologias emergentes que o Gartner aponta referente a essa tendência incluem recursos de negócios em pacote, fabric de dados, 5G privado e IA incorporada.

  1. Confiança algorítmica para segurança

Os modelos de confiança algorítmica garantem a privacidade e segurança de dados, proveniência de ativos e a identidade de pessoas e coisas. Um exemplo é o blockchain, que oferece efetividade nesse ponto, entretanto, os ativos precisam ser rastreados desde sua origem. De acordo com o Gartner, o interesse pelo blockchain, nesse cenário, tende ainda a criar outras opções de autenticação e verificação digital. Privacidade diferencial, IA responsável e IA explicável são outras soluções destacadas no estudo.

  1. Alternativas ao silício

Como a tecnologia está atingindo rapidamente os limites físicos do silício, vemos a evolução de novos materiais avançados com recursos aprimorados, projetados para suportar tecnologias menores e mais rápidas. Dois exemplos citados pelo Gartner são a computação e o armazenamento de DNA, que utilizam DNA e bioquímica ao invés de silício; ou arquiteturas quânticas para realizar computação ou armazenar dados. Além disso, sensores biodegradáveis ​​e transistores baseados em carbono também são citados para essa tendência.

  1. Inteligência Artificial Formativa

A inteligência artificial, embora já seja abrangente, ainda tem mais a desempenhar. Nesse contexto, IA formativa é um conjunto de IA emergente e tecnologias relacionadas que podem responder a diferentes situações, indo desde tecnologias que se adaptam dinamicamente ao longo do tempo até as mais avançadas soluções, gerando novos modelos para resolver problemas específicos. O Gartner informa que as tecnologias a serem observadas incluem IA composta, IA Generativa, privacidade diferencial, pequenos dados e aprendizagem com supervisão automática.

  1. IMC e o Digital me

Podendo ser vestíveis ou implantados, as interfaces cérebro-máquina bidirecionais (IMC bidirecional) alteram o cérebro e permitem a comunicação bidirecional entre um cérebro humano e um computador ou máquina, possibilitando, dessa forma, a criação de versões digitais de nós mesmos. Tais modelos digitais podem representar os humanos tanto no mundo real, quanto no virtual. As tecnologias que devem ser observadas são as tecnologias de distanciamento social, passaportes de saúde, gêmeos digitais, experiência múltipla e IMC bidirecional.

E o que devemos esperar para 2021 no quesito de automação e segurança?

O Hype-Cycle do Gartner já prevê as tendências que devem se consolidar entre 2025/2030, mas existem soluções que estarão em evidência já em 2021. São elas:

RA em alta

A Realidade Aumentada já não é uma novidade e, as empresas tendem a continuar utilizando-a  cada vez mais em suas estratégias, principalmente para marketing. Além disso, com o mundo se ajustando às limitações no pós-coronavírus, a RA tende a executar um papel significativo em nossas interações diárias.

5G

A tecnologia de rede sem fio mais esperada atualmente, o 5G, permite que dispositivos transportem dados com muito mais velocidade, confiabilidade e em grande escala. Em suma, é ela que torna as outras tendências possíveis em qualquer lugar, a qualquer hora. 

Edge computing

A computação de borda é um conceito que teve bastante relevância nesses últimos tempos e vai continuar ganhando espaço em 2021. Criada para melhorar a efetividade das novas tecnologias, um dos objetivos que se destacam é contornar a latência que existe na computação em nuvem. 

É fato que as evoluções tecnológicas são contínuas. Sendo assim, é fundamental olhar para o que deve vir no próximo ano. Levando em consideração esses aspectos, em 2021 e nos próximos tempos podemos esperar mais do 5G, IA, Blockchain e muitas outras tecnologias que devem emergir. O importante é estar sempre atento para manter-se competitivo no mercado e é claro, aproveitar o máximo dos recursos.

A Seal Telecom é uma multinacional integradora de várias tecnologias de Segurança, Automação, Áudio e Vídeo e Comunicação Unificada, e está sempre em busca da melhoria contínua para atender as expectativas dos seus clientes. 

Se você pretende aprimorar o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas e conheça as soluções para melhorar a eficácia dos seus projetos.

2020 © Seal Telecom