A indústria 4.0 traz para dentro das empresas a realidade virtual e aumentada, tecnologias que visam integrar o mundo digital ao físico, a fim de tornar processos mais dinâmicos e práticos. 

A conectividade entre equipamentos, equipes e ferramentas já faz parte do cenário de diversas indústrias e integração entre homem e máquina proporcionada por essas tecnologias promete levar mais evolução e modernização para muitos dos processos industriais. 

Nesse artigo, iremos abordar a relação entre essas duas realidades com a indústria 4.0 e quais os benefícios que as empresas podem alcançar ao integrá-las e implementá-las em suas operações.

A Realidade Virtual na indústria

A Realidade Virtual, ou VR (Virtual Reality), permite que as pessoas interajam com um ambiente tridimensional (3D) artificial utilizando dispositivos eletrônicos especialmente criados para esse fim, como, por exemplo, os famosos óculos VR. Nesse ambiente virtual, o usuário consegue explorar diversas possibilidades como se estivesse no mundo real, e essa tecnologia vem sendo aplicada na indústria de modo a aumentar a produtividade e praticidade nos processos. Algumas das funções implementadas com efetividade são: suporte remoto para instalação e manutenção de equipamentos, treinamento de funcionários com experiências imersivas, marketing para demonstração virtual de produtos, testes e análises no processo de produção de produtos detectando falhas durante o projeto antes do protótipo físico ser criado, entre outros.

A Realidade aumentada na indústria

A Realidade Aumentada, ou AR (Augmented Reality), diferentemente de VR, não substitui o ambiente real. Neste caso, como o próprio nome já diz, a tecnologia aumenta a realidade como normalmente se enxerga. Ou seja, por meio de dispositivos como smartphones, tablets ou wearables, o usuário tem uma visão do mundo físico expandido com imagens, sons, vídeos e gráficos, tornando mais eficiente e diligente diversas situações e processos ao ser aplicada na indústria. Igualmente a VR, a AR está sendo aplicada nas mesmas situações, porém de uma maneira onde os dois universos, físico e virtual, se misturam, como: suporte remoto para instalação e manutenção de equipamentos com instruções em tempo real, treinamento de funcionários com programas avançados gravados no dispositivo, marketing que envolve a aplicação virtual de produtos em ambientes físicos, fabricação de produtos com orientação em tempo real durante a execução da tarefa, entre outros.

Qual a relação entre as Realidades virtual e Aumentada com a Indústria 4.0?

A Quarta Revolução Industrial, conhecida como indústria 4.0, tem o intuito de sinergizar as tecnologias atuais, como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas e Machine Learning, de modo a otimizar os processos industriais. Nesse contexto, a combinação da Realidade Virtual com a Aumentada aprimora significativamente os métodos e a eficiência na indústria.  Assim como já mencionado, essas duas tecnologias têm um grande potencial de simular as mais variadas situações, reduzindo erros de execução e aumentando a produtividade, refletindo em aumento de lucro. Veja alguns benefícios dessa integração:

Suporte a distância e Inovação:  a possibilidade da comunicação remota entre pessoas em locais diferentes ou instruções implantadas nos dispositivos com Inteligência Artificial permitem que problemas complexos sejam resolvidos por profissionais que não são especialistas.

Simulação de tarefas: com a capacidade de imergir em ambientes virtuais, os profissionais podem realizar testes em tarefas reais antes de iniciá-las no mundo físico. 

Redução de custos: a otimização de processos tende a reduzir os custos naturalmente, uma vez que diminui o tempo e os riscos nas operações. Além disso, o fato de viabilizar monitoramento e suporte remoto, evita gastos com locomoção.

Aumento de produtividade: A integração dessas realidades com a experiência humana contribui também para uma tomada de decisão mais assertiva já que possibilita uma visualização detalhada de todo o processo, aumentando não só a produtividade, mas também a competitividade no mercado. 

À medida em que essas tecnologias se tornam cada vez mais viáveis e gerenciáveis, fica mais fácil para o cenário industrial implementá-las. Sendo assim, o ideal é estar por dentro do que está acontecendo na indústria 4.0, para manter-se competitivo e usufruir de todos os benefícios que essas novas tecnologias proporcionam. 

Além disso, o apoio de parceiros especializados capazes de entender as necessidade do negócio, se torna um facilitador na otimização dos processos produtivos. A Seal Telecom tem uma equipe de profissionais sempre atualizados nas últimas tecnologias e conta com a parceria dos melhores fabricantes de hardware e software, para proporcionar à sua empresa a melhor solução.

Mapa do site

Termos de uso

Privacidade

Cookies

2020 © Seal Telecom