Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese) entre os meses de abril e maio de 2020 para identificar os impactos da Covid-19 no segmento, apontou que 40% dos entrevistados notaram aumento na procura por tecnologias de segurança corporativa, nas quais o videomonitoramento está incluso. 

Na mesma medida em que a demanda pelo recurso se eleva, o mesmo está em constante evolução e aprimoramento, auxiliando organizações de todos os portes e setores com diferentes necessidades.

Por isso, desenvolvemos esse artigo para compartilhar informações com quem ainda não conta com a solução ou pretende otimizar seus sistemas. Conheça os 7 principais motivos para investir!

Como funciona o sistema de videomonitoramento

Em linhas gerais, o sistema de videomonitoramento é um conjunto de equipamentos eletrônicos de segurança, áudio e vídeo que capturam imagens de ambientes e as transmitem, em tempo real, para centrais de monitoramento. 

Desse modo, através de um Centro de Comando e Controle todas as movimentações ser acompanhadas de forma otimizada , ajudando as equipes de segurança em um gerenciamento eficiente, que consequentemente resulta em mais agilidade na execução de ações quando necessário.

Videomonitoramento: 7 razões para investir

Há diversas possibilidades de aplicar o videomonitoramento nas empresas. Isso certamente contribui com a necessidade de contar com soluções inteligentes, as quais tragam segurança, eficiência, flexibilidade e minimização no desperdício de recursos. 

Veja agora 7 motivos para implementar a solução na sua empresa:

1. Monitoramento ininterrupto

Por meio de um circuito fechado de TV (CFTV), há o monitoramento constante dos ambientes onde as câmeras estão instaladas. Desse modo, os profissionais de segurança possuem mais facilidade para controlar e monitorar as áreas da empresa, observando todas as movimentações..

2. Possibilidade de monitoramento mesmo à distância

Com o videomonitoramento, as organizações podem visualizar os ambientes de forma remota, a partir de quaisquer dispositivos conectados à internet, como smartphones e tablets.

Isso traz comodidade e segurança, principalmente nos casos onde é necessário se ausentar do local de trabalho, fato que foi agravado pela Pandemia da Covid-19.

3. Recursos inteligentes

A transformação digital está revolucionando tecnologias como as de videomonitoramento, trazendo recursos que agregam mais eficiência, ao mesmo tempo em que a solução cumpre seu papel de monitoramento. A exemplo, podemos citar as câmeras termográficas que, além de monitorar, também são capazes de realizar a aferição de temperatura em massa.

Esses recursos “adicionais” são definidos conforme as demandas e vulnerabilidades de cada empresa, as quais são detectadas a partir do desenvolvimento do projeto. 

4. Atende a diversos setores

Os sistemas de CFTV atendem desde negócios varejistas até indústrias e agronegócio, por exemplo. Ou seja, são ferramentas altamente flexíveis, as quais podem ser adaptadas de forma personalizada para cada organização.

5. Gravação das filmagens

Entre as vantagens do videomonitoramento está a gravação das imagens captadas pelas câmeras de segurança. Nesse aspecto, tanto a prioridade de salvamento quanto a organização do que será gravado são planejados conforme a quantidade de tempo, forma de gravação, quadros por segundo, entre outros fatores. 

Desse modo, a empresa tem total controle sobre as movimentações e pode acessar as imagens quando necessário.

6. Agilidade nas tomadas de decisões em situações de risco

Um dos diferenciais mais importantes de adotar sistemas de CFTV é a rapidez na tomada de decisões quando surgem situações de risco. 

Nesses casos, a agilidade na tomada de decisão é muito importante  e, quanto antes as equipes de segurança tomarem providências, menor é a possibilidade de prejuízos para as organizações, tanto materiais quanto humanos. 

7. Possibilidade de integração com vídeo análítico (reconhecimento facial)

As câmeras, integradas a softwares analíticos, ganham cada vez mais capacidade para detectar ações comportamentais a partir das imagens capturadas. Com a integração junto ao vídeo analítico, os equipamentos podem realizar leitura de placas e detectar veículos em alta velocidade, bem como monitorar todos os ambientes de uma empresa para prevenir invasões e ataques ou auxiliar no controle de acesso. 

Esses são apenas alguns dos benefícios de investir em um sistema eficiente de videomonitoramento, o qual, como citamos, pode se adaptar a diferentes tipos de negócios.

O que a Seal Telecom tem feito no setor de videomonitoramento

A Seal Telecom, multinacional brasileira que oferece soluções inovadoras como o videomonitoramento, possui diversos projetos com bons resultados, como o que vem sendo  desenvolvido desde 2016 para o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP)

O projeto conta com 440 câmeras equipadas com infravermelho em todo o terminal para o monitoramento de pátios, armazéns e ruas entre blocos de contêineres. Além disso, a solução auxilia no gerenciamento realizado pela Receita Federal no TCP. 

Outro case de sucesso é o do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), para o qual a empresa desenvolveu projetos que envolvem o monitoramento de 54 prédios e integram o CFTV a outros sistemas de segurança, bem como realiza a manutenção de sistemas nos 123 prédios do Tribunal de Justiça (TJ).

Como mostramos, o videomonitoramento pode ser adotado por organizações de todos os portes e áreas, já que, com um parceiro capacitado, o desenvolvimento de cada projeto é feito pensando nas características e demandas dos negócios.

Para saber mais sobre as soluções de videomonitoramento da Seal Telecom, faça uma consulta com um de nossos especialistas.

seguranca

Deixe aqui seu comentário:

2020 © Seal Telecom