É fato que a tecnologia tem facilitado e agregado mais segurança em muitas atividades, inclusive no controle de entrada e saída de pessoas, tanto em propriedades residenciais quanto comerciais. Atualmente já existem soluções para tornar esse processo automatizado e uma das principais é o sistema de Portaria virtual.

Mas o que é a Portaria virtual?

A Portaria virtual é uma forma de gerenciar entradas e saídas de pessoas e veículos à distância por meio de sistemas remotos compartilhados de controle. 

Com o avanço das tecnologias, hoje já se torna possível acompanhar diferentes portarias ao mesmo tempo, e por meio desta solução, o acesso de entrada e saída  das pessoas é monitorado por um operador remoto através de um circuito de câmeras de segurança que devem ser distribuídas estrategicamente, junto a um sistema de voz e sistemas de sensores de presença que são conectados via internet a uma central. 

Como funciona essa solução?

Para que a portaria virtual funcione efetivamente, o controle de circulação deve ser realizado de acordo com procedimentos predefinidos. Quando se trata de condomínios residenciais, por exemplo, os moradores podem ter acesso por meio de controles, sistemas biométricos, senhas ou tags que autorizam  a entrada ou saída automaticamente em regime integral, sem precisar de uma liberação da central.  O mesmo pode ser feito em estruturas comerciais, porém com horários já estabelecidos e pessoas autorizadas.  

No caso de visitantes e prestadores de serviços, fica sob responsabilidade da empresa fornecedora assumir esse controle e determinar as entradas, solicitando as devidas autorizações.

Além disso, todos os acessos no condomínio podem ser rastreados com facilidade pois a solução permite que vídeos, áudios e imagens sejam gravados remotamente e registrados no sistema, ou mesmo em nuvem. Considerando o caso de queda de energia ou perda de comunicação, é importante conhecer se o sistema contratado prevê contingências, como nobreak ou gerador inclusos, para que a portaria continue funcionando. 

Como são feitas as entregas de cartas e encomendas?

Através das câmeras todas as entregas são monitoradas constantemente, mas nesse caso, recomenda-se contar com o apoio de um auxiliar de serviços, zelador ou síndico ativo durante o horário comercial para receber em mãos tais encomendas. 

Todavia, cada condomínio deve considerar todas as hipóteses e suas particularidades para programar e definir os procedimentos adequados, sempre no objetivo de trazer melhorias para todos os envolvidos.

Quais os benefícios dessa situação?

Mais segurança: Com a Portaria Virtual, o ato de rendição que assaltantes utilizam contra porteiros é evitado. E, ainda, caso ocorra algum tipo de tentativa de arrombamento do sistema ou invasão da portaria, o operador remoto conseguirá detectar pelas câmeras ou sensores e acionará a polícia rapidamente. Para aumentar ainda mais a proteção, botões de pânico podem ser implementados para que moradores ou funcionários possam acionar também caso necessário.

Controle preciso do fluxo: Como o sistema permite que gravações de imagens e ligações sejam armazenadas e registradas para que todos os acessos sejam rastreados devidamente, é possível fazer relatórios completos com as informações de entradas e saídas de pessoas.

Redução de custos com mão de obra: Com a implementação da Portaria Virtual, não há necessidade de manter porteiros físicos integralmente no local, o que diminui os custos com folhas de pagamento, visto que a empresa fornecedora é a responsável pelos operadores remotos. 

Em estabelecimentos comerciais e empresariais, por onde circulam milhares de pessoas diariamente, é indispensável que haja um controle de qualidade. E mais uma vez, as avançadas tecnologias disponíveis contribuem para a criação de soluções eficazes e integradas que permitem ter uma ampla visibilidade de quem entra ou sai do ambiente.

A Seal Telecom conta com um completo portfólio de soluções eficazes para contribuir com a automação e segurança de condomínios. Antecipando possíveis problemas, reduzindo o tempo de execução e garantindo a qualidade final, todos os projetos são realizados por equipes altamente qualificadas e preparadas.

Consulte nossos especialistas e saiba mais sobre nosso sistema de portaria virtual.

seguranca

2020 © Seal Telecom