Digital Signage, sinalização Digital

Certamente, a maioria das pessoas já se deparou com alguma comunicação visual reproduzida pelo Digital Signage ao passar por locais públicos, shoppings, aeroportos, empresas, entre outros lugares. Mas afinal, o que é Digital Signage?

O Digital Signage, ou como também é conhecido, Sinalização Digital, é um sistema que consiste em uma rede centralizada que distribui conteúdos para displays digitais de forma segmentada, programável, remota e em tempo real, no intuito de transmitir publicidade, entretenimento e informações em geral. Esses displays podem ser em variadas dimensões e modelos, tais como plasmas, monitores LCD/LED, painéis de LED ou cubos de projeção.  Dessa forma, é possível reproduzir conteúdos dinâmicos e atrativos por meio de textos, vídeos, gráficos e animações. 

Segundo um estudo anual de 2019 do IAB Spain realizado em conjunto com a Agência Elogia, 91% dos entrevistados consideram publicidade digital mais moderna e inovadora, quando comparada com a tradicional. Destes, 50% destacaram que a publicidade digital externa motivou ou influenciou sua compra, e 59% tiveram alguma ação no caso da publicidade digital interna. Além disso, 4 em cada 10 entrevistados revelaram que a publicidade gerou uma resposta de interação ou viralidade, comentando o anúncio que viram, seguindo a marca nas redes sociais ou baixando o aplicativo. 

Diante dessa pesquisa, podemos notar que o Digital Signage é uma ótima estratégia para as empresas que buscam atingir o seu público de maneira efetiva.

Onde a tecnologia pode ser implementada?

A sinalização digital pode ser implementada em qualquer ambiente. Por ser uma tecnologia versátil, conta com essa flexibilidade de se adequar em diversos lugares, como:

  • locais públicos, como ruas, avenidas, parques e estações de metrô;
  • comércios dos mais variados setores;
  • bares e restaurantes;
  • locais de espera, como as salas de atendimento médico, bancos, terminais rodoviários e aeroportos;
  • vitrines de lojas;
  • recepção de hotéis;
  • TV corporativa em empresas.

Quais os benefícios que o Digital Signage oferece?

Normalmente, cada ambiente terá um projeto personalizado. É claro que a infraestrutura necessária precisa garantir qualidade, velocidade e flexibilidade suficientes para que a experiência final dos clientes e consumidores seja positiva. Porém, é necessário se preocupar primeiramente com o que a empresa quer passar, depois escolher os equipamentos que vão compor a solução, e enfim desfrutar de todas as vantagens que a Sinalização Digital oferece, como:

Alta customização

A tecnologia permite que a distribuição da mensagem seja segmentada e programada com base no interesse do público-alvo, seguindo de acordo com o local que o display em questão está implantado. Ao definir o perfil do público, você deve pensar em comunicações personalizadas que vão atingir e engajar aquelas pessoas. Como as publicações podem ser programadas remotamente e em tempo real, é possível controlar o que será divulgado a cada momento, horário ou dias da semana. Pensando, por exemplo, que pela manhã são determinados perfis que passarão por aquele local, e à noite serão outros, proporcionando ao público uma experiência mais customizada.

Redução de custos com materiais impressos

O custo de uma mídia impressa é bastante elevado, principalmente se o volume de informações for alto, sendo necessário imprimir materiais diferentes a cada campanha. Com o Digital Signage, você irá programar os anúncios conforme os períodos, sem gastos adicionais. Além disso, se determinada campanha já não faz parte das estratégias da empresa ou não está trazendo os resultados esperados, os profissionais podem alterá-la de forma facilitada. Com os materiais impressos isso não é possível, no caso, se a campanha não estiver funcionando, será necessário imprimir um novo material.

Atualização em tempo real

Conforme mencionado no tópico anterior, a comunicação do Digital Signage pode ser facilmente editada a qualquer momento, pois ela não é estática, como as mídias tradicionais de cartazes ou panfletos. Ou seja, você consegue atualizar o conteúdo em questão quando quiser. E o melhor: essa atualização pode ser feita remotamente e em tempo real. Isso gera a economia de tempo e recursos. Dessa forma, se você estiver atento, não terá conteúdos antigos e obsoletos sendo divulgados. 

Alto alcance da mensagem

O Digital Signage possibilita gerir e monitorar os conteúdos de forma instantânea e remota, o que o torna uma das mídias mais flexíveis do mercado. Os displays digitais que transmitem os conteúdos podem ser colocados em qualquer ambiente, tendo a capacidade de atingir diversos perfis de público, permitindo um alcance muito maior da mensagem.

É fato que o Digital Signage proporciona diversas vantagens para as empresas que aderem a esse tipo de comunicação visual, com resultados efetivos. Vale ressaltar ainda que, essa tecnologia vem sendo benéfica neste momento do surto de COVID-19, tornando-se bastante útil no ato de disseminar informações importantes de forma rápida e atrativa, já que estamos em um período de distanciamento social e a Sinalização Digital permite o controle das informações à distância.

E se você tiver interesse em saber mais sobre as vantagens da tecnologia de Sinalização Digital e como implementá-la na sua empresa, a Seal Telecom está preparada para te atender e projetar as melhores soluções. Nossa expertise nos permite desenvolver projetos do início ao fim, desde sua concepção até o acompanhamento e suporte em todas as etapas. 

Entre em contato com nossos especialistas e faça parte dessa transformação digital.

2020 © Seal Telecom