A IoT (Internet das Coisas) tem transformado as operações de diversos setores, pois permite a conectividade entre os dispositivos e sistemas, tornando-os mais inteligentes e capazes de trocar informações entre si por meio de sensores. 

Quando se trata de ambientes de varejo, a tecnologia já é utilizada do pré ao pós-venda, incluindo desde a gestão dos estoques até o atendimento ao cliente, entregando uma experiência completa e inovadora. 

Mas o que muitos não têm conhecimento, é que em meio a esse cenário, a IoT é também uma grande aliada para a manutenção preditiva de lojas comerciais e shoppings centers. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Confira! 

Como a IoT auxilia a manutenção preditiva no varejo

Com a Internet das Coisas e seus sensores embarcados nos equipamentos, as rotinas de análises e inspeções ficam mais práticas. Isso porque, a tecnologia permite que o monitoramento de toda infraestrutura dos ambientes seja realizado em tempo real, assegurando que a manutenção preditiva esteja em dia. 

Desse modo, incidentes são antecipados, aos quais os sensores têm a capacidade de rastrear falhas com mais precisão, identificando o momento ideal para executar as devidas manutenções, antes que haja o downtime, ou seja, antes que o ativo chegue a uma situação crítica de quebra e pare de funcionar, ocasionando um custo maior e até a paralisação da operação, dependendo do caso. Esse procedimento não só garante maior vida útil ao equipamento, como oferece um planejamento mais efetivo nas previsões de custos de reparo.

Dentre os principais métodos de manutenção preditiva através dos sensores da IoT para detectar as origens de irregularidades dos dispositivos, estão a análise de vibração, temperatura, vazão, ruído e voltagem.

Nesse contexto, no varejo, podemos destacar especificamente as seguintes formas de uso, as quais a Seal Telecom já vem realizando:

  • Predição de falhas através do espectro de vibração (bombas, chillers e torres de resfriamento);
  • Monitoramento e análise de temperatura e umidade em shoppings;
  • Monitoramento e análise do nível dos reservatórios de água potável e análise de medição de energia das lojas;
  • Monitoramento elétrico (gerador, nobreak, painéis elétricos e transformadores)
  • Contagem de pessoas e monitoramento de consumo de papel, sabão e estado das lixeiras;
  • Monitoramento e controle de iluminação e do estado de funcionamento das escadas rolantes;
  • Integração com outras plataformas como sistema de automação e gestão de manutenção.

IoT no varejo: os benefícios da tecnologia para centros comerciais

A manutenção preditiva por meio da Internet das Coisas oferece diversos benefícios às lojas comerciais e shoppings que a adotam em suas operações, incluindo eficiência operacional, redução de custos e segurança aos colaboradores e clientes.

Além disso, a IoT também tem influenciado a forma de consumo nos ambientes varejistas, podendo ser aplicada em toda a cadeia de trabalho do comércio, como: monitorar a cadeia de suprimentos por meio de rastreadores; controlar em tempo real o inventário com a implantação de chips RFID, sensores e beacons sincronizados com sistemas back office, o que, inclusive, reduz o índice de furtos e fraudes.

A IoT é, de fato, uma grande aliada do setor, otimizando processos e entregando uma gestão mais eficiente dos centros comerciais. 

A Seal Telecom como parceira para Manutenção Preditiva no Varejo

Utilizando a concepção de IoT, a Seal Telecom conta com ferramentas aptas para criar um ambiente com soluções integradas, garantindo maior inteligência às lojas comerciais e shoppings com a manutenção preditiva, que auxilia na eficiência operacional e redução de custos.

Como exemplo prático, podemos citar o case do Internacional Shopping de Guarulhos/SP, onde foi instalado um sistema de medição de consumo por radiofrequência, desenvolvido e implementado pela Seal Telecom. Com a tecnologia de medição de energia em IoT, o estabelecimento consegue agora acompanhar o consumo praticamente em tempo real, tendo em vista que, a cada 15 minutos, um sinal de consumo é enviado para uma antena e distribuído para uma plataforma em nuvem de fácil acesso do cliente, que pode tomar medidas imediatas em caso de irregularidade na eficiência energética de algum equipamento.  Assista o case completo:

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