A Inteligência Artificial (IA) já é presente em muitas áreas do nosso cotidiano, mas a cada dia ela vem nos surpreendendo com as formas de aplicação, sendo inclusive, muito útil para a área de segurança.  Mas como isso é possível?

Hoje, temos o privilégio de contar com os avanços da tecnologia e da inovação, e isso nos possibilita ter acesso a diversas fontes de informações valiosas, como o Big Data, que gera uma grande quantidade de dados brutos, possibilitando que a Inteligência Artificial atue com seus algoritmos, cruzando e analisando esses dados até chegar à uma conclusão lógica.

Como funciona a inteligência artificial para sistemas de segurança

Na Inteligência Artificial, o principal acontecimento é máquinas inteligentes atuando de modo a expandir a capacidade humana, organizando informações de acordo com determinados dados e ainda aprendendo com cada um deles. Dessa forma, a tecnologia consegue realizar o reconhecimento de padrões e fazer previsões de forma autônoma efetivamente, sem a necessidade de intervenção humana.

Ao aplicar a IA em sistemas de CFTV, o resultado é a otimização na segurança e vigilância com maior alcance nas operações. Nesse cenário, as possíveis situações em que a tecnologia pode ser útil no setor envolvem avaliação de atos suspeitos, monitoramento de criminosos, análises de vídeos e arquivos criminais, etc.

4 vantagens da inteligência artificial para sistemas de segurança empresarial

O uso de IA em todas as áreas traz muitas vantagens, e quando falamos de segurança empresarial isso não é diferente. Veja os principais benefícios do uso da solução no setor:

  • Aperfeiçoar o trabalho das equipes de segurança

Em estabelecimentos, empresas ou indústrias, por onde circulam milhares de pessoas diariamente, é indispensável que haja um serviço de segurança de qualidade. Geralmente, os profissionais precisam estar atentos a variadas situações ocorrendo ao mesmo tempo, e, com isso, algumas ocorrências inadequadas podem passar despercebidas. Com a IA reconhecendo qualquer tipo de ação incomum, esses riscos de falhas são reduzidos significativamente, facilitando e otimizando o trabalho das equipes de segurança.

  • Precisão nas análises

Quando a IA é integrada a sistemas de segurança empresarial, a tarefa de analisar o ambiente fica por conta da tecnologia, que contribui com análises de dados mais precisas, enviando alertas aos profissionais sob qualquer tipo de situação anormal, para que eles possam focar em soluções mais ágeis e assertivas.

  • Facilita tomada de ações preventivas

Conforme já mencionado, a IA é capaz de interpretar dados, detectar anormalidades e tomar decisões baseando-se em conclusões lógicas. À vista disso, com os alertas enviados a cada ato suspeito, fica mais fácil e intuitivo se organizar e promover ações preventivas; além de evitar, por exemplo, acidentes de trabalho, proporcionando, desse modo, maior segurança ao ambiente.

  • Monitoramento constante e eficiente

A Inteligência Artificial atua 24 horas por dia, monitorando constantemente os ambientes que possuem equipamentos com a tecnologia integrada, emitindo alertas em tempo real, e mantendo a qualidade de vigia necessária, o que colabora de forma efetiva com o setor de segurança.

A IA pode ser empregada para identificar e combater variadas situações de riscos. A tecnologia tem capacidade para analisar uma grande quantidade de dados, identificar e reportar atividades suspeitas de maneira autônoma, tornando a parceria entre máquinas e humanos cada vez mais inteligente e funcional, sendo assim, uma forte aliada para o setor de segurança empresarial.

A Seal Telecom oferece as mais avançadas tecnologias que contribuem para a criação de soluções eficazes e integradas com todos os sistemas e sensores de monitoramento e segurança, aplicando regras de alarmes e procedimentos de atuação, que serão traduzidos como um investimento em conforto e fidelização para com os clientes. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre como funciona a Inteligência Artificial na segurança empresarial.

seguranca

2020 © Seal Telecom