Descubra como a distribuição programada de conteúdo digital pode incrementar a experiência dos clientes a turbinar suas vendas

Embora não seja um conceito tão novo, muita gente ainda não tem a ideia clara do que é Digital Signage. Também conhecido como sinalização digital, trata-se basicamente de uma rede de distribuição de conteúdo para displays digitais de forma segmentada e programável, com a finalidade de distribuir publicidade e informações em geral. Como sua principal vantagem é distribuir conteúdo para diversos pontos remota e simultaneamente, é natural pensar nas suas vantagens para a área de varejo.

Fazer uma determinada informação chegar ao ponto de venda de forma sincronizada é um grande desafio. Promoções pontuais, horário de funcionamento, dicas, notícias e até mesmo lançar uma campanha publicitária de forma sincronizada para, por exemplo, 80 lojas em todo o Brasil, ou ainda, fazer campanhas regionalizadas de forma simples e funcional representam um desafio e tanto. Conseguir isto através de meios físicos é um tanto quanto inviável, principalmente se você tem pontos de venda no Brasil todo. Enviar o conteúdo via e-mail e contar com o auxílio de pessoal local é arriscado, pois a qualidade final acaba não sendo aquela esperada, sem falar nos possíveis atrasos, erros de informação, riscos de confidencialidade etc.

No ambiente pra lá de dinâmico do varejo, onde a mudança é constante, é preciso entregar informações diversas ao público de acordo com com seus diferentes perfis.

Para resolver estas dificuldades, a SEAL Telecom tem soluções de altíssimo nível em Digital Signage.

Aplicações

Pense em universo de possibilidades: Promoções, menus interativos, mensagens institucionais e até treinamento para vendedores. As aplicações da Digital Signage são virtualmente infinitas. Além de garantir uma distribuição homogênea e instantânea das informações, há também uma importante redução de custos em muitos casos.

Vantagens

A possibilidade de distribuir mensagens que podem ser programadas de acordo com o perfil do público presente, permitindo um alto nível de customização é a primeira vantagem do Digital Signage. Uma loja de departamento pode, por exemplo, programar promoções para um público mais jovem na parte da tarde, uma vez que a frequência deste perfil é maior neste período, e lançamentos de produtos mais premium na parte da noite, onde o fluxo é maior de pessoas que saíram do trabalho e querem incrementar o guarda-roupas.

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A segunda vantagem é a redução de custos com materiais impressos, viagens, contratações locais etc. Imagine ter que fazer um treinamento simples em mais de 50 lojas. Fisicamente, isso geraria um custo altíssimo em passagens aéreas, hospedagem ou contratação de pessoal local para ministrá-los. Com uma solução de Digital Signage, uma empresa pode reunir todas as equipes das lojas simultaneamente, distribuir o conteúdo ao mesmo tempo para todos e ainda se beneficiar com as possíveis dúvidas que podem ser compartilhadas por todos instantaneamente.

Uma terceira vantagem é a possibilidade de manter atualizadas as informações de produtos, ofertas e muito mais em tempo real. Ao invés de produzir catálogos caríssimos e que acabam ficando obsoletos rapidamente, você pode manter os consumidores e vendedores sempre em dia com as novidades do momento.

Hardware correto

Tão importante quanto a capacidade de distribuir conteúdo de qualidade é poder contar com telas que traduzam toda essa qualidade em cores vivas e resolução adequada. Seja LCD, LED ou qualquer outra tecnologia de imagem escolhida, é importante que o projeto seja definido de acordo com as reais necessidades do cliente. Se a parte estética for fundamental (imagine uma loja Premium de jóias), pode-se optar por composições com telas de borda ultra fina. Agora, se a utilização for em um hiper mercado, pode-se partir para telas mais convencionais, a custos mais reduzidos.

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Os sistemas de distribuição do conteúdo também são parte fundamental de um sistema de Digital Signage, pois é necessário que os servidores se comuniquem com as telas sem falhas, cortes, distorções e com a qualidade desejada. Estrutura elétrica, cabeamento, refrigeração, manutenção preventiva e corretiva, tudo isso precisa ser considerado para que o investimento seja otimizado e garanta excelentes resultados.

Infraestrutura de alta qualidade

Para fazer tudo isso acontecer, é fundamental que as necessidades sejam bem dimensionadas, o projeto seja bem definido e tenha seu escopo bem desenhado. A infraestrutura necessária precisa garantir qualidade, velocidade e flexibilidade suficientes para que a experiência final dos clientes e consumidores seja muito positiva e gere, além de reconhecimento de marca, movimentação de compra. Para que o projeto possa refletir com excelência os objetivos desejados, ter uma equipe altamente qualificada, certificada com os mais avançados equipamentos e processos e com capacidade técnica para realizar projetos dos mais simples aos mais complexos e extensos. Com isso em mente, as chances de resultados rápidos e muito positivos será muito maior.

Conteúdo

O ponto alto da solução é o conteúdo, e este pode ser desenvolvido de diversas formas. O conteúdo animado é o mais utilizado pelas razões óbvias: mais atraente e com um alto poder de engajamento. Afinal de contas, todo esse investimento precisa valer a pena e causar um impacto muito positivo nos consumidores, não é mesmo? Mas conteúdo estático, informativo, também pode ser utilizado e, recomenda-se que este seja combinado com outros conteúdos animados para que haja harmonia em períodos maiores de visualização. Mas não há uma regra específica. A melhor combinação será aquela que estiver mais adequada aos produtos/serviços e ao público de cada projeto.

Com uma combinação bem planejada de hardware, software e um projeto de implantação bem realizado, suas vendas podem aumentar rapidamente e a fidelização dos seus clientes será mais efetiva, pois todos gostam de comprar em um ambiente dinâmico, onde a informação chega rapidamente e de forma bonita e moderna.

A SEAL Telecom tem parceria com os principais e mais importantes fabricantes de tecnologias para Digital Signage, profissionais altamente capacitados e muito experientes e desenvolve o projeto do início ao fim, desde sua concepção até o acompanhamento, suporte e manutenção preventiva e corretiva.

Entre em contato e vamos discutir as possibilidades e resultados potenciais.

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