Videowall é a junção de telas que, combinadas, formam um grande e único painel, produzindo um efeito visual impressionante, tanto do ponto de vista estético como funcional. Ao juntar telas de forma modular, é possível através de uma única matriz de vídeo transmitir todo tipo de informação, seja com fins de publicidade ou aplicações na área de segurança, como Centros de Controle Operacional.

Aplicações

Podemos resumir as aplicações de Videowall em dois universos: segurança/ controle e publicidade, principalmente indoor.

Fundamental em uma solução de Centro de Controle Operacional, os painéis fornecem acesso à informações estratégicas que permitem um monitoramento em tempo real de todo tipo de situação.

Um dos principais fabricantes de refrigerantes do mundo utiliza o Videowall em seu Centro de Comando e Controle para fazer uma análise logística, tendo informações na tela e em tempo real da localização de seus caminhões de entrega. Por meio de GPS instalados nos veículos, a gestão de logística torna-se muito eficiente, uma vez que garante que a rota estabelecida está sendo seguida, podendo tomar as ações necessárias ou intervir em casos de necessidade. O videowall neste caso é fundamental para que os operadores possam ter uma visualização ampla e um controle situacional efetivo.

As áreas de segurança pública de governos estaduais também vem adotando videowalls em seus centros de inteligência, pois possibilitam monitorar de forma visualmente eficiente locais públicos e tomar ações no caso de intercorrências.

Em aplicações de publicidade, estamos falando basicamente de Digital Signage, ou sinalização digital. A combinação de telas, acompanhada de players, que podem estar embarcados ou não, distribuem conteúdo publicidade de forma programada e visualmente muito atraente.

Esta solução é muito comum em aeroportos, onde a amplitude do espaço demanda uma solução visual que impacte as pessoas que por ali passam.

Importante ressaltar que existe uma diferença fundamental entre Videowall para aplicações de Digital Signage e Centro de Controle Operacional. Na primeira, as imagens são expandidas em uma única tela, sem a possibilidade de uso de janelas e utilização de vários aplicativos, sendo o apelo estético o principal. Já em salas de controle, a complexidade é bem maior e é possível integrar várias aplicações como softwares internos, sistemas de monitoramento, vídeo e muito mais.

Tecnologia

Os painéis são de LCD ou LED de tamanhos 46”, 49″ e 55″ e resolução padrão 1920×1080 (Full HD). As bordas mais adotadas pelo mercado atualmente estão entre 3,5mm a 5,5mm. Contudo, alguns fabricantes já estão adotando incríveis 1,7mm ou seja, as junções estão cada vez mais imperceptíveis, o que garante uma imagem ainda melhor. Os monitores profissionais (LFD) são preparados para trabalhar em regime 24/7.

Painéis contínuos de LED também possuem uma adoção crescente e são utilizados, principalmente, para Digital Signage. Esta solução geralmente conta com um player embarcado na própria tela, players externos ou a utilização de mini PCs.

Os painéis de retroprojeção, formados por uma combinação de cubos e projetores, já foram muito utilizados no passado. Porém, vem caindo em desuso por ter o custo muito elevado, tanto na aquisição como na manutenção. O benefício maior desta solução é a possibilidade de bordas ultrafinas, o que hoje em dia já é obtido pela redução das bordas dos painéis de LCD/LED.

Para gerenciar as imagens e distribuí-las de forma correta em cada tela, existe o processamento que pode ser centralizado ou descentralizado. O centralizado comanda todas as telas e todas as placas com saídas conectadas. O descentralizado tem processadores individuais por tela ou por cada duas telas, conectando-se pela rede com protocolos próprios.

Fatores-chave de sucesso

Para implementar um projeto de Videowall, é fundamental escolher um integrador que possui parceria sólida com os principais fabricantes e tenha a competência para fazer a integração entre todos os sistemas utilizados pelo cliente, como áudio, vídeo, segurança, videoconferência, automação e muito mais.

Converse com a Seal Telecom e descubra como uma solução de Videowall pode atender diversos tipos de necessidade.

seguranca

2020 © Seal Telecom