Os chamados CCO – Centros de Controle Operacional, ou muitas vezes conhecidos como Centros de Inteligência, representam o que existe de mais moderno em monitoramento e segurança. É cada vez maior a adesão do mercado em seus vários setores a estas tecnologias, interessado nos muitos benefícios de controle de risco que a solução proporciona.

Suas aplicações são as mais diversas e envolvem necessidades de setores públicos e privados. Em comum, a necessidade de estabelecer um controle mais apurado e automatizado de questões relacionadas à segurança, antecipação de problemas e proteção de patrimônio.

Tráfego e Transporte

O Centro de Controle Operacional permite o monitoramento do tráfego de uma cidade e, devidamente integrado a outros serviços do município, possibilita responder rapidamente à eventos como acidentes, bloqueios e intempéries da natureza.

Os serviços de transporte público também podem ser beneficiados através, por exemplo, do monitoramento de sistemas rodoviários e metroviários, com câmeras espalhadas por toda a malha viária, garantindo segurança aos usuários e principalmente, eficiência na gestão e antecipação de ocorrências que causam prejuízo de tempo e recursos e até mesmo de vidas.

Segurança

Órgãos públicos como a Polícia e o Corpo de Bombeiros podem se utilizar deste recurso para tornar seu atendimento mais eficiente. Câmeras distribuídas por locais estratégicos nutrem as áreas de inteligência com informações estratégicas que permitem ações e reações muito mais ágeis. O registro de uma ocorrência aliado à geolocalização aciona os agentes que estiverem disponíveis e fisicamente mais próximos do local em questão.

Em grandes eventos como shows e jogos, por exemplo, é fundamental este tipo de controle para garantir a segurança de todos.

Gerenciamento de plantas e processos:

Uma empresa pode aplicar uma solução de CCO em diversas áreas, desde a geolocalização de frotas e ativos, protegendo seu patrimônio até o acompanhamento detalhado de cada etapa de seu processo produtivo. Um elevado grau de consciência situacional por parte de gestores e pessoas responsáveis facilita a operação e proporciona eficácia e otimização de recursos.

Tecnologia

São várias tecnologias envolvidas, das quais destacamos Visualização, captação, e gerenciamento.

Para a visualização, em geral são utilizados videowalls com monitores profissionais LCD/LED, projetores DLP e até mesmo painéis de LED sem emendas ou descontinuidades.

A captação é feita com câmeras  de monitoramento cada vez mais inteligentes e independentes, com grande capacidade de leitura de detalhes e tomada de ação, sem necessariamente a ação de um operador. Estas câmeras possuem a capacidade de identificar rostos, movimentos, objetos deixados, mesmo em locais com muita ou pouca luz.

O gerenciamento é feito através de controladores que recebem e processam todas as fontes e pode ser centralizado, em que apenas um controlador recebe todas as fontes de vídeo ou distribuído, onde vários controladores separados operam em rede. O processamento distribuído tem sido cada vez mais utilizado, pois mesmo com uma capacidade de processamento individual menor, quando agrupados processam simultaneamente os conteúdos recebidos de forma muito eficiente, principalmente em painéis maiores.

Os diferenciais da Seal Telecom

Uma solução com tal gama de benefícios precisa ser muito bem planejada em todos os seus aspectos, principalmente aqueles cruciais como dimensionamento e escolha das tecnologias. É fundamental a escolha de um parceiro que reúna todas as condições de entregar o projeto com sucesso do início ao fim. A Seal Telecom atua com todas as tecnologias disponíveis que compõem uma solução de CCO, além de parceria sólida com os melhores fabricantes, tendo a competência para integrar sistemas de sonorização, videoconferência, segurança eletrônica.

Entre em contato conosco, converse com nossos especialistas e descubra como sua gestão pode se beneficiar de um Centro de Controle Operacional.

seguranca

2020 © Seal Telecom