Comunicações Unificadas: saiba como aprimorar as soluções da sua empresa

O ambiente corporativo vem sofrendo mudanças em seus processos, em grande parte por meio da aplicação das mais diversas tecnologias em comunicação para o aumento da competitividade e resultados. A esse conceito dá-se o nome de Comunicações Unificadas, a qual possui entre as principais ferramentas a Fibra Óptica, a Audioconferência, a Videoconferência, a Tecnologia IP e a Cidade Digital.

Vamos explicar sobre cada uma delas a seguir, mas primeiro é importante que você saiba do que se trata  a solução e as vantagens de implantar em sua empresa.

O que é Comunicações Unificadas?

O termo vem do inglês, Unified Communications, e significa uma inovação tecnológica em que há o uso de uma única plataforma na união e gerenciamento de todos os equipamentos tecnológicos de uma organização, permitindo que sejam acessados tanto presencial quanto remotamente.

Seus principais objetivos são otimizar a gestão, de maneira com que as tarefas sejam simplificadas, a performance seja elevada e distâncias entre metas e resultados sejam reduzidas. Isso, certamente, se reflete na produtividade e em uma maior lucratividade.

Quais são as vantagens de sua implantação?

A Comunicações Unificadas, que conta com soluções como a Fibra Óptica, a Audioconferência, a Videoconferência, a Tecnologia IP e a Cidade Digital, traz benefícios tanto para os gestores quanto para equipe interna, fornecedores, clientes, parceiros e clientes.   

Graças à fluidez no repasse de informações, todas as tarefas da empresa podem ser feitas de forma rápida, porém mantendo a segurança e a qualidade.

Os dados digitalizados permitem uma tomada de decisão ágil e assertiva por parte dos gestores. Além disso, com um sistema centralizado em operação, o setor de TI também tem suas tarefas otimizadas.

Na mesma medida em que a Comunicações Unificadas é implantada nos processos de gestão ou na linha de produção de organizações, há a economia de recursos e de gastos. É importante frisar que essa não é uma exclusividade de grandes corporações, muito pelo contrário.  

A rapidez nos processos de comunicação e na tomada de decisão, já são requisitos obrigatórios para o sucesso na maioria das organizações.

Portanto, empresas de todos os portes e segmentos devem pensar seriamente em modernizar o modo como se comunica para ter maior agilidade e acompanhar o mercado

Principais soluções

Agora que você já sabe mais sobre o conceito e sua importância, conheça em detalhes as soluções mais adequadas para as organizações:

Fibra Óptica

A Fibra Óptica é um material de fio ou polímero, mais fino que um fio de cabelo, utilizado para transferência de informações em alta velocidade. Ela foi criada a partir da evolução da comunicação, que trouxe a demanda de um aumento da capacidade e agilidade na transferência de dados de vídeo e tráfego de voz.

Os cabos de Fibra Óptica substituem cada vez mais os fios de cobre para aumentar a velocidade da comunicação digital. Em apenas 5 anos, os investimentos em infraestrutura que contam com a tecnologia devem superar os 144,1 bilhões de dólares.

Esses cabos são feixes de fios de vidro puros revestidos por duas camadas de plástico reflexivo. Uma fonte de luz é ativada e desativada de forma rápida em uma extremidade do cabo de transmissão.  A luz segue por meio dos fios de vidro e reflete fora do interior dos revestimentos plásticos em uma atividade chamada reflexão total interna.

Projetos que contam com fibra óptica podem transmitir uma quantidade imensurável de dados por segundo, e podem até mesmo integrar diversos sinais em uma mesma fibra, utilizando luzes de cores diferentes. Com ela, as informações podem percorrer distâncias enormes.

Os cabos ópticos podem ser tanto para uso externo, interno, marítimo e subterrâneo. Ou seja, foram desenvolvidos para diversas finalidades. Entre suas vantagens estão:

  • Imunidade a interferência eletromagnética;
  • Possuem dimensões reduzidas;
  • São mais leves;
  • Maior segurança;
  • Melhor relação custo x benefício x tempo;
  • Elevada capacidade de transmissão;
  • Possuem durabilidade.

Audioconferência

A Audioconferência é um sistema de comunicação por voz que conecta pessoas em diferentes locais por telefonia IP ou rede comum de telefonia. A partir do seu uso, é possível criar salas de reunião e gravar os arquivos para consulta ou registro posterior.

A solução é ideal para empresas que possuem fornecedores, parceiros e colaboradores em diferentes localizações e há a necessidade de se comunicar em tempo real.

Hoje, com o crescimento do trabalho home office, por exemplo, é possível marcar reuniões com todos os funcionários de uma mesma área, independente da distância e da localização presencial.

Há modelos para os mais diversos tamanhos de salas, os quais contam com microfones de expansão caso seja necessário maior captação de som.

Para que as conversas sejam seguras, aquele que está comandando a conversa fornece uma senha a todos os participantes da conferência, a qual os identifica e permite o acesso.

Videoconferência

Esse sistema possibilita a comunicação por meio de áudio e vídeo de forma simultânea e em tempo real, possibilitando ainda o compartilhamento de dados.

Assim como a solução citada acima, é ideal para empresas que precisam se comunicar com pessoas em outras localidades.

Sua vantagem em relação a audioconferência é a sensação de proximidade entre os participantes, devido ao fato de poder realizar o contato visual em tempo real.

Quando há duas localidades conectadas, o sistema é denominado ponto a ponto. E, se duas ou mais localidades estão em conexão simultânea, é chamado multiponto.

Entre seus benefícios estão a redução de custos com telecomunicações e deslocamento, o aumento da competitividade e eficiência operacional e a otimização do tempo e da produtividade.

Telefonia IP

A telefonia IP é um sistema de telefonia por meio do Internet Protocol, ou Protocolo de Internet, que converte os áudios analógicos em dados que podem ser transmitidos pela rede.

Para que funcione, a tecnologia IP depende de um dispositivo específico, que se conecta à rede de computadores de uma empresa para receber dados, imagens e vozes. Esses equipamentos são parecidos com os telefones comuns, porém contam com conectores RJ-45, usadas em placas de computador, ao invés de utilizarem o padrão RJ-11.

Há também o modelo VoIP, que significa Voice over Internet Protocol, ou Voz sobre o Protocolo de Internet. Esse também transforma e transmite a voz digital, porém não precisa de um aparelho específico, mas sim da instalação de um software.

Com equipamentos  dotados com a tecnologia IP, além da comunicação por voz, as empresas ainda contam com identificador de chamadas, encaminhamento e reencaminhamento de chamadas, conferência entre várias pessoas e compartilhamento de dados e informações.

Cidade Digital

A Cidade Digital é uma solução aplicada pela gestão pública por meio da implementação de recursos tecnológicos, trazendo benefícios como a interligação de serviços essenciais, monitoramento de locais públicos, entre outros.

Já há municípios do Brasil utilizando esse conceito e realizando a construção de redes de Fibra Óptica para a transmissão das informações em alta velocidade. A isso se dá o nome da Infovia, um projeto de engenharia agregado com uma rede de Fibra Óptica, por onde trafegam os dados das redes eletrônicas.

Para auxiliar empresas e governo a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a Seal Telecom, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!

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