Como todos já sabem, junto a todas as mudanças que estamos vivenciando neste momento, também vieram novas formas de trabalho que foram adotadas por muitas empresas. Boa parte das organizações tem trabalhando no modelo Home Office para proteger as suas equipes, e outras, consideradas como serviços essenciais, precisaram continuar com o seu funcionamento, mas também tiveram que se adequar a “nova” normalidade imposta pela COVID-19.

Nesse cenário, surge um novo desafio: Como é possível manter uma boa comunicação interna com o distanciamento social?

Pois é, mais uma vez, a tecnologia entra como aliada. As organizações podem usar de diversos canais para dispor de uma boa comunicação interna com todos os seus colaboradores, indo desde encontros e reuniões por videoconferência, até a exploração de outras tecnologias, como o Digital Signage para controle de informações nas TVs corporativas. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. 

Comunicação interna nas empresas que continuam com suas atividades

Para as empresas que mantiveram sua rotina de trabalho no local, é de extrema importância ter o cuidado de conscientizar suas equipes sobre as medidas de prevenção, e nesse aspecto, as Tvs que em muitos casos já faziam parte da estratégia de comunicação, hoje continuam sendo grandes aliadas. Veja algumas alternativas:

Use a TV corporativa a favor do momento

Na situação atual, estar informado e informar os colaboradores do real cenário é de extrema importância. As TVs corporativas podem ser usadas para esse cunho, abordando notícias e informativos sobre a região e o país, que possibilita, inclusive, fazer integração com portais de notícias confiáveis para apresentar dados atualizados automaticamente. 

A TV corporativa como uma central de informações

Prevenção e conscientização nunca são demais. Uma outra possibilidade de uso desse recurso é através da integração com tecnologias de informação como o Digital Signage. Nesse caso, as empresas podem controlar em tempo real e de forma dinâmica os conteúdos vinculados nessas TVs. Assim, as equipes de RH e Comunicação aproveitam o canal para ressaltar as medidas de prevenção adotadas e ainda mantém uma boa conscientização entre todos através de mensagens visuais criativas, atrativas e personalizadas.

Como manter uma boa comunicação interna com a minha equipe em home office?

Agora para empresas que estão com suas equipes trabalhando de casa, pode parecer um desafio manter uma boa comunicação interna, mas na verdade isso é muito possível com o uso das tecnologias. Algumas possibilidades são:

A videoconferência para a comunicação interna

A videoconferência tem sido mais explorada do que nunca, e empresas podem usar do recurso também para a comunicação interna. As reuniões por vídeo proporcionam a possibilidade de rever os colegas e ainda oferece uma experiência de comunicação como se estivessem no mesmo ambiente físico. Lembrando que é importante se atentar as ferramentas utilizadas, que precisam ser seguras, para evitar vazamento de dados. Hoje no mercado há plataformas de videoconferência formuladas para atender objetivos específicos, como, por exemplo, para questões empresariais.

Use os canais sociais internos também para comunicação

Cada empresa terá canais de comunicação diferentes, mas muitos deles podem, e devem, ser explorados no momento. As pessoas estão sempre conectadas com as redes e atualizando essas mídias com regularidade fará com que os colaboradores criem um hábito de acompanhar o que está sendo compartilhado. Dessa forma, é possível manter uma comunicação interna alinhada com os funcionários de uma maneira mais descontraída e frequente.

Já não é novidade que a comunicação interna tem função estratégica para os negócios, no propósito de alinhar os objetivos e os valores da empresa com os colaboradores, mantendo as equipes engajadas e motivadas, além de contribuir para o clima organizacional da empresa. Nesse contexto, não só nesse momento, mas principalmente agora com a pandemia, a internet e a tecnologia têm auxiliado bastante, pois seguir as orientações de distanciamento social é uma forma de prevenir e ajudar a não propagar o coronavírus. Sendo assim, não deixe de aproveitar as funcionalidades da interatividade e da multiconexão para manter a comunicação em dia. 

A Seal Telecom, multinacional brasileira especializada em engenharia de projetos e soluções end-to-end, trabalha integrando projetos de áudio e vídeo, comunicação unificada, segurança e Building Information, além de contar com um amplo portfólio de tecnologias eficazes e criativas. Todos os projetos são realizados por equipes próprias altamente qualificadas, antecipando problemas e soluções, reduzindo o tempo de execução e garantindo a qualidade final dos projetos. Temos soluções de Digital Signage e Videoconferência específicos para o seu negócio.

2020 © Seal Telecom