Os projetos de videowall são muito amplos e proporcionam diversos benefícios às empresas que o aderem. Mas, o que é preciso levar em conta antes de implementar essa solução?

Em suma, a tecnologia consiste em uma matriz de diversos displays (monitores) que, instalados lado a lado, podem formar uma imagem única, ou um conjunto visual personalizado, dependendo da programação do conteúdo, que pode ser direcionado para variados segmentos e situações, tanto para publicidade, notícias, vídeos em geral, entre outros.

Independentemente do propósito da utilização, é fundamental ter um bom planejamento antes de implantar a solução, de modo a garantir que o projeto seja efetivo e tenha o resultado esperado.

Por isso, neste artigo, vamos explorar os principais pontos a serem levantados em um projeto de videowall, suas formas de aplicação e benefícios. 

O que levar em conta ao elaborar os projetos de videowall?

O primeiro passo antes de toda a construção do projeto é se fazer algumas perguntas, como:  

1 – Onde será instalada a solução?

Esse ponto envolve mensurar o tamanho da área a ser abrangida pelos painéis de videowall, além da pré-avaliação de quesitos relacionados à cabeamento, tomadas e conexão. É importante desenhar um layout da área de instalação, incluindo todos os equipamentos e fiação, evitando assim problemas na implantação. 

2 – É possível controlar a iluminação ao seu redor?

A depender do conteúdo e do local a ser exibido, o excesso de iluminação pode interferir na visibilidade e compreensão do público. Preste atenção em como a luz natural e artificial é direcionada para a tela durante vários momentos do dia para que consiga proporcionar a visibilidade das imagens em qualquer horário. 

3 – Que tipo de conteúdo será exibido?  

A previsibilidade do conteúdo possibilita entender não só a quantidade, mas o tamanho necessário de cada monitor e se será preciso adicionar recursos adicionais (de áudio, elementos gráficos, etc) para expressar o que se pretende.

Também é importante saber o tipo de conteúdo para entender de onde eles serão imputados, ou seja, se o videowall exibirá imagens de câmeras de segurança, imagens de software de computador (como um CCO) ou vídeos simples apenas para exibição ao público.

4 – É preciso uma única imagem grande ou conteúdos diferentes em telas diferentes?

Esse questionamento permitirá entender a quantidade de telas, além de avaliar se será necessário algum layout mais personalizado que seja diferente das telas em grade comumente utilizadas. Saber se terão imagens diferentes também é importante para definir o uso de gerenciadores de imagem.

Toda essa triagem inicial garantirá a efetividade do projeto além de otimizar seu tempo de implementação já que possibilita prever empecilhos que sem um planejamento, só seriam vistos em etapas mais avançadas.

Mas onde os projetos de videowall se aplicam?

As possibilidades de aplicação do videowall são infinitas e, não só empresas, como também unidades estatais podem usufruir da tecnologia. 

A solução pode ser utilizada para publicidade, centros operacionais, comunicação institucional indoor, controle de trânsito, etc.

E quais as vantagens dos projetos de videowall?

  • Qualidade de conteúdo: com processadores adequados e uma estratégia categórica de conteúdo, a transmissão se torna atrativa e eficiente. 
  • Solução durável: diferente do que acontece com projetores tradicionais, a solução demanda pouca necessidade de manutenção, sendo uma tecnologia de alta durabilidade, mesmo a utilizando com frequência.
  • Interatividade constante: a depender do objetivo, a tecnologia possibilita mais do que a transmissão de informações, permitindo, por exemplo, navegar em mapas, pesquisar dados, jogar e realizar inúmeras estratégias que podem impactar e engajar os usuários de forma original e exclusiva.
  • Amplitude de informações: para finalidades operacionais, o videowall pode ser planejado para exibir amplamente informações estratégicas das empresas, facilitando a tomada de decisão em casos emergenciais.

Não há dúvidas que o videowall é uma tecnologia bastante efetiva quando o objetivo é impactar os usuários com conteúdos relevantes e envolventes.

Contudo, como podemos observar, é imprescindível ter um planejamento antes de iniciar a instalação do projeto, sendo preciso, muitas vezes, contar com um parceiro especializado que oriente e contribua com soluções desenvolvidas especialmente para atender às suas necessidades. 

A Seal Telecom conta com tecnologias que permitem criar ambientes extremamente inteligentes e orientados a cada organização, reduzindo custos operacionais e proporcionando maior produtividade de forma qualitativa ao negócio e confortável aos usuários.

Para saber como podemos auxiliar a sua empresa na implementação de um projeto de videowall eficiente, entre em contato com nossos especialistas.

Projetos de videowall

2020 © Seal Telecom