Como a automação predial garante eficiência, segurança e redução de custos.

Administrar um edifício comercial está muito longe de ser uma tarefa simples.

Pensemos primeiramente na administração de uma residência, é preciso estar sempre atento para que nenhum descuido possa se tornar um desperdício de recursos. Imagine uma torneira pingando a cada 5 segundos, o gasto é de aproximadamente 20 litros de água em um único dia.

Agora pense em como seria administrar um edifício comercial de 20 andares, centenas de escritórios e milhares de pessoas utilizando.

Ainda bem que nos dias de hoje a tecnologia fornece recursos para integrar e automatizar muitos equipamentos e funções de um edifício, com controle programado e centralizado. Vejamos algumas delas:

Iluminação

A integração de sistemas de: controle de presença, sensor fotossensível, controles de persianas, controle individual e dimerizável de lâmpadas possibilita maior eficiência possível na utilização de energia elétrica sem nenhum prejuízo. As persianas controladas por microprocessador de última geração, abrem-se e fecham-se continuamente, com base na iluminação externa e temperatura, propiciando máximo conforto visual e térmico. Tudo previamente programado de acordo com as necessidades de cada ambiente.

Ar Condicionado

É completamente inviável disponibilizar mão de obra humana para ligar e desligar, bem como ajustar temperatura de equipamentos de ar condicionado para um edifício inteiro. Ainda mais levando-se em conta que cada ambiente tem uma necessidade distinta de climatização. Um bom integrador é capaz de desenhar o projeto de climatização com personalização de cada ambiente, buscando o melhor ponto de instalação e visando o desempenho adequado no menor consumo possível.

Detecção de Incêndio

Recentemente, o mercado de detecção de incêndio teve um aumento considerável, principalmente em razão das exigências das Seguradoras para que construções antigas se adequem aos padrões internacionais de segurança.

As soluções mais modernas de detecção e combate a incêndios podem estar integrados a sistemas de Hot Line e Alarmes de Evacuação.

Controle de Acesso

Com décadas de desenvolvimento, temos hoje os mais avançados equipamentos de controle de acesso por digital, íris ou geometria das mãos. O sistema pode ser integrado com o de CFTV para confirmação ou para efeito de registro. Assim, cercam-se de todos os lados quaisquer tentativas de invasão do sistema.

Medidores

Em ambientes de sublocação, onde um andar pode pertencer a uma única empresa ou a várias, é importantíssimo que haja uma forma personalizável de medir consumo de energia elétrica, de água e de gás. Para isso, medidores automatizados podem ser integrados a um sistema que distingue os gastos de cada conjunto, seja departamental seja de empresas distintas no mesmo andar.

CFTV

Câmeras IP integradas a gravadores digitais de última tecnologia são aliados fortíssimos da automação predial, pois garantem a visualização e registro de todas as ocorrências, desde um simples acesso de um funcionário até um controle de incêndio ou invasão patrimonial. As câmeras inteligentes podem ser dotadas de reconhecimento facial, contador, controlador de perímetro, entre outras funções. Cada uma dessas funções pode ou não disparar diversos tipos de alarmes para o sistema de automação.

Com isso tudo um bom projeto de Automação Predial possibilita economia financeira e reduz exponencialmente os riscos para um edifício e todas as pessoas dentro dele.

A Seal Telecom possui profissionais treinados e capacitados para instalação, suporte e manutenção dos equipamentos, desde os mais simples até os mais desafiadores projetos de Automação Predial.

2020 © Seal Telecom