O conceito das Cidades Digitais pode soar futurístico, mas está mais presente em nossa realidade do que imaginamos. Nelas, a tecnologia integra-se à gestão pública de forma profunda e completa, gerando muitos ganhos e facilidades à população.

Absolutamente todas as áreas são beneficiadas, dentre as quais podemos destacar saúde, educação, administração pública e a economia como um todo. Os municípios que adotam este conceito vislumbram ganhos de eficiência e proporcionam mais cidadania aos seus habitantes.

Os benefícios

A adoção da tecnologia no dia-a-dia das cidades impacta áreas essenciais, cujos benefícios veremos a seguir.

Na área da Saúde, a gestão integrada dos centros de assistência à saúde, interligação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e utilização de videoconferência e telemedicina proporcionam agilidade no socorro, atendimento e tratamento, e salvando vidas.

 Na Educação, a integração das escolas com outras instituições de pesquisa e ensino, novos laboratórios de informática, acesso a acervos de livros e documentos históricos facilitam a capacitação de professores e alunos.

 Já na Segurança os ganhos vem com a interligação entre os computadores de órgãos como as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros e vigilância de locais críticos através da instalação de câmeras cada vez mais inteligentes.

 Em uma Cidade Digital, a Economia é estimulada através das facilidades proporcionadas aos pequenos empresários, que ganham uma comunicação ágil e barata com acesso à Internet sem fio em diversos pontos e comunicação através da telefonia VoIP. Descomplicando a comunicação, facilita-se a realização de negócios. Além disso, a digitalização de serviços públicos reduz a burocracia e acelera o desenvolvimento.

 Para o governo, a implementação deste conceito é sinônimo de administração pública mais moderna e integrada, aumento da arrecadação tributária, integração das estruturas financeira, administrativa e tributária, além de economia de recursos.

Infraestrutura e financiamento

 Uma Cidade Digital conta com uma base de infraestrutura de telecomunicação que integra todos os sistemas de informação da gestão pública. A interligação de prédios públicos é feita por meio de redes de dados dedicadas e de alta velocidade, baseadas em antenas de alto desempenho ou rede de fibra ótica.

 Um município, mesmo com limitações orçamentárias, pode viabilizar projetos de Cidade Digital através de financiamento via verba parlamentar ou projeto aprovado pelo SICONV – Sistema de Convênios.

Tecnologia melhorando a vida de todos

A tecnologia aplicada às cidades aquece as atividades políticas, culturais e econômicas e possibilita uma melhor qualidade da informação, aproximando a gestão pública do cidadão, onde é possível ter:

  • Ampla conectividade dos prédios públicos;
  • Inclusão social e combate ao analfabetismo;
  • Escolas, hospitais e prédios de administração com acesso à Internet;
  • Internet pública com acesso wi-fi;
  • Monitoramento via câmeras inteligentes;
  • Fácil interligação com outras cidades;

E muito, muito mais!

O papel da Seal Telecom na construção desse futuro

 A Seal Telecom tem parceria com os principais e mais importantes fabricantes de tecnologias que compõem soluções de Cidade Digital, além de profissionais altamente capacitados e muito experientes no desenvolvimento de projetos, desde sua concepção até o acompanhamento, suporte e manutenção preventiva e corretiva. Nossa ampla experiência em projetos em todo o país nos permite desenvolver soluções adaptadas a todos os tamanhos de municípios e necessidades.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

comunicacao unificada

2020 © Seal Telecom