Com o distanciamento social ainda sendo necessário, muitas dinâmicas do nosso dia a dia precisaram ser repensadas e reavaliadas, buscando formas de adaptá-las para esse novo normal que já estamos vivendo, e isso recai também sobre as assembleias nos condomínios.

Além disso, mesmo antes da pandemia, as reuniões de condomínios, muitas vezes, contavam com baixo quórum de participantes, certamente, em função das inúmeras atribuições do dia a dia. E, todos sabem que tal participação é fundamental, afinal nessas reuniões são discutidas ações e medidas que impactam no cotidiano de todos os condôminos. Então, mais uma vez, a tecnologia está aí para ajudar com a possibilidade de realizar uma assembleia virtualmente.

Como funciona uma Assembleia Virtual?

A assembleia virtual torna a assembleia condominial muito mais prática, pois é conduzida remotamente por um sistema via internet. Dessa forma, os condôminos não precisam estar presentes fisicamente nas reuniões para discutirem e decidirem os assuntos relacionados ao condomínio, eles votam e/ou expressam suas opiniões em uma plataforma virtual.

Mas todo condomínio pode optar por realizar assembleias virtualmente?

Sim, todo condomínio pode optar por realizar assembleias virtuais, porém, alguns quesitos devem ser avaliados antes de tomar a decisão. Veja alguns deles:

Analisar e adequar a realização do encontro virtual na Convenção Condominial

É necessário verificar se existe algum tipo de restrição que impeça a realização de assembleias de modo virtual nas documentações do condomínio. Todavia, caso a convenção esteja desatualizada, o síndico pode solicitar uma alteração para a inclusão. Além de que, o projeto de Lei n° 548, de 2019, permite que, “quando o quorum especial exigido pela lei não for alcançado nas convocações presenciais das assembleias de condomínios, a correspondente deliberação possa ser tomada posteriormente, mediante votação eletrônica dos condôminos, em segmento virtual da reunião.” Em todo o caso, o ideal é ter uma votação de aprovação entre os condôminos.

Optar por uma boa plataforma

É fundamental contar com um sistema que ofereça os recursos necessários para uma assembleia virtual efetiva, como o gerenciamento ágil das reuniões e votações, a viabilidade para realizar auditoria de votos, o controle das procurações e que seja seguro contra fraudes.

Capacitar os interessados para uso correto da plataforma 

Antes de colocar a Assembleia Virtual em uso, é primordial oferecer um treinamento para todos os condôminos, a fim de mitigar qualquer tipo de complicação e exclusão. Há quem não tenha facilidade com tecnologia, por isso, é de suma importância dar a devida atenção nesses casos, para que não haja contratempos ou empecilhos na adoção da assembleia virtual.

Quais as vantagens dessa opção?

Há diversas vantagens nessa solução, como: manter a segurança sem impactar no andamento das demandas do condomínio, o aumento significativo de participação por ser online, e, também, possibilita uma melhor organização nas reuniões, com mais objetividade e economia de tempo. Veja mais detalhadamente:

Vantagens para os condôminos:

Decisões em Assembleias Virtuais: ao contratar o sistema, todos os condôminos possuirão acesso a uma plataforma que agrega tudo que é necessário para uma assembleia online de forma prática.

Vote de qualquer lugar: nem todos conseguem participar presencialmente das assembleias. As reuniões online proporcionam a democratização das decisões, permitindo que todos votem, onde quer que esteja, de forma eletrônica.

Recebimento da ata registrada pelo Cartório: Algumas das plataformas existentes já permitem que a ata gerada seja encaminhada automaticamente para o cartório e registrada.

Vantagens para o síndico:

Gerenciamento das reuniões virtuais: através de um sistema totalmente online, as decisões podem ser tomadas de forma mais simplificada para todos, possibilitando ao síndico ter um melhor gerenciamento das opiniões.

Votações Eletrônicas com agilidade: é possível acompanhar o resultado das votações em tempo real, tornando as apurações ainda mais ágeis.

Agenda de contatos: dependendo da plataforma, o síndico terá em mãos o contato de todos os condôminos, facilitando em caso de necessidade. 

Como a Seal Telecom pode ajudar?

A Seal Telecom é uma empresa multinacional brasileira focada em prover soluções personalizáveis agregando tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e economicamente competitivos. Hoje, disponibilizamos no segmento o app Vote Condomínio, adaptável inclusive para Smartphones, que vem para possibilitar que as assembleias sejam realizadas remotamente, com toda a segurança, comodidade e eficiência que o síndico e os condôminos esperam. 

Quer saber mais? Entre em contato com um consultor especializado e tire todas suas dúvidas.

comunicacao unificada

Mapa do site

Termos de uso

Privacidade

Cookies

2020 © Seal Telecom