Hoje em dia, um dos maiores desafios dos profissionais é otimizar suas atividades no dia a dia e obter mais eficiência e produtividade. Tudo o que puder ser feito para economizar tempo e recurso é sempre muito bem vindo.

É por esse caminho que os sistemas de automação predial são muito importantes e de grande auxílio. Os chamados prédios inteligentes vêm se tornando mais e mais comuns no que diz respeito a ajudar o seu cotidiano a ficar mais simples e eficiente. Atualmente, o mercado necessita que empresas e condomínios atualizem sua estrutura para não ficarem para trás em relação aos concorrentes. Chama-se geralmente um edifício de “inteligente” quando é dotado de um conjunto de recursos para aperfeiçoar funcionalidade, conforto, manutenção, flexibilidade de uso, segurança e energia.

Para os próximos anos, a tendência é que os edifícios estejam cada vez mais adaptados à nova realidade, utilizando das melhores tecnologias para deixar o serviço com mais qualidade e eficiência.

Novidades

Ao falarmos de automação predial, é necessário entender as muitas possibilidades do sistema. Com o avanço da tecnologia, as propostas de padronização para edifícios corporativos aumentaram consideravelmente. Com isso, projetos que eram destinados apenas à telefonia ou sistemas de energia, passaram a ter inclusos novos requisitos para trabalhar com voz, dados e imagens. Elevadores e catracas, por exemplo, ganharam novos meios digitais para reconhecimento de um indivíduo, facilitando os acessos e consequentemente, o trabalho de segurança.

O mundo empresarial como um todo se beneficiou com o avanço da automação. Sistemas de áudio e vídeo, iluminação, ar condicionado, entre outros, para prédios comerciais e escritórios, são novidades que agradam aos usuários. Todas são interligados e controlados por softwares integrados que pode ser controlado por dispositivos portáteis. As residências, como complementos dos escritórios, passaram a solicitar então uma maior demanda por serviços com maiores índices de conforto, novos sistemas de comunicação e espaço para o entretenimento. Esse novo mercado de automação representado pelos pequenos escritórios e usuários domésticos ficou conhecido como “Mercado SOHO” (Small Office & Home Office), tornando-se fato na arquitetura, no mobiliário e nas comunicações dos novos serviços.

Funcionamento

Em um sistema de automação predial, o serviço funciona como um porteiro digital. Todas as informações são controladas por um aplicativo, que pode ser acessado via tablet, computador ou smartphone. Com esse sistema, é possível enviar uma notificação para qualquer tipo de aparelho conectado à internet. Pode-se descobrir, por exemplo, quem são as pessoas que entram e saem do prédio. Uma nuvem coleta todas essas informações, simplificando também o processo de armazenagem e busca de informações.

Por exemplo, um ar-condicionado possui uma temperatura ideal regulada e pode ser ajustada para a temperatura ambiente do lado de fora, assim como variar de acordo com o número de pessoas presentes no local. Iluminação e sonorização também se beneficiam com esse sistema.

Para gerar economia e segurança, equipamentos eletrônicos, hidráulicos e mecânicos passam a trabalhar em conjunto, integrados por um único sistema, facilitando o trabalho das pessoas responsáveis e evitando possíveis erros.

Benefícios

Economia de recursos e energia são palavras chaves para o sucesso. Um exemplo para entender como o edifício se beneficia com esse sistema é a aplicação na energia elétrica. As luzes e os aparelhos de um determinado ambiente podem ser desligados automaticamente ao ser detectada a ausência de pessoas. Esse reconhecimento é feito pelo painel de controle, deixando esta ação independente do trabalho de uma pessoa.

Todos estes serviços são uma tendência no mundo moderno. Há ainda muitas vantagens apresentadas que podem apresentar melhoras na segurança e no serviço de um prédio.

O serviço de automação predial da Seal Telecom

Nas soluções de Automação da Seal Telecom, o legado do cliente é totalmente interligado à tecnologia. O serviço é feito com uma plataforma aberta, conectada à uma nuvem que centraliza todo o sistema. A Seal disponibiliza também os serviços de manutenção preventiva, que pode solucionar problemas com agilidade e eficiência.

É muito importante a escolha de um parceiro que ofereça sistemas de ponta e que consiga suprir todas as suas necessidades.

Quer conhecer mais sobre as soluções de Automação da Seal Telecom? Entre em contato com a gente!

Mapa do site

Termos de uso

Privacidade

Cookies

2020 © Seal Telecom