Em meio a tanta concorrência no mercado, a comunicação visual pode ser um grande fator para a construção do sucesso de um negócio. Afinal, o ser humano é visual e fortemente impactado pelas mídias. De acordo com estudo organizado por Roan (2010), a visão representa 80% da nossa percepção capturada por meio dos sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato). 

Diante dessa perspectiva, a comunicação visual ajuda as empresas a envolver e conectar seu público alvo de forma atraente, e, se transmitida corretamente, fortalece a marca significativamente. Não é à toa que cada vez mais aparecem novos formatos de meios de divulgação. E, nesse cenário, um dos canais que se destaca são os videowalls, uma tecnologia que consiste de uma matriz de diversos displays, que, juntos, podem formar uma imagem única, ou um conjunto personalizado de imagens, dependendo da programação do conteúdo.

Neste artigo, iremos apresentar quais as diferenças entre esses dois modelos. Continue a leitura e entenda!

Quais as diferenças entre TVs e monitores profissionais para videowalls?

Apesar de serem bem parecidos visualmente, as TVs domésticas e os monitores profissionais possuem aplicações muito diferentes. 

Em suma, as TVs consistem em um sistema completo, com sintonizador e alto-falantes já embutidos, pensadas principalmente para serem utilizadas em casa. Enquanto o monitor profissional é como um “componente” que tem o intuito de fazer parte de um sistema maior, além de ser produzido para suportar mais calor, tensões e correntes maiores, mais ciclos de liga/desliga e com maior vida útil.

O que considerar ao escolher entre TVs e monitores profissionais para videowalls?

Na hora de escolher o display para uso em videowalls, deve-se levar em consideração as seguintes características:

Brilho

Na maioria das vezes, os espaços comerciais ou de varejo possuem iluminação intensa, seja artificial ou solar, exigindo que o display tenha alto brilho para oferecer uma imagem de qualidade, assim como os monitores profissionais, que ainda possuem camada antirreflexo. Diferentemente das TVs domésticas, que, normalmente, são configuradas para funcionar em condições de iluminação controlada.

Garantia

A garantia também é um fator bastante importante para se atentar na hora da escolha para aplicação do display em videowalls, visto que podem haver condições diversas e específicas para cada modelo. Por exemplo, é possível que a cobertura das TVs convencionais seja apenas para uso doméstico, sendo anulada em usos comerciais ou com tempo reduzido. Além disso, as fabricantes de monitores profissionais oferecem um tempo maior de garantia, geralmente de 3 anos, cobrindo até mesmo a manutenção no local. 

Instalação 

As tvs convencionais não têm a mesma liberdade de instalação de um monitor profissional, que pode ser instalado na vertical, na horizontal e até em curvas, sem perder a sincronização das imagens. Sendo assim, é essencial, antes de tudo, planejar qual o objetivo do videowall, e o que se espera das imagens que serão transmitidas. 

Vida útil

Em média, a durabilidade de uma TV convencional é de 6 anos, mas isso considerando o uso doméstico, que, provavelmente, ficará em funcionamento por menor tempo durante o dia. Em caso de utilização como videowall, onde provavelmente ficará ligado por mais horas, a vida útil pode cair para menos de 2 anos, perdendo qualidade e surgindo alguns defeitos gráficos. Já os monitores profissionais são projetados especificamente para serem usados por 12 ou até mesmo 24 horas, todos os dias da semana, sem superaquecer, garantindo que suas funções ofereçam um desempenho com muito mais eficácia.

Investimento 

Conectando os pontos anteriores, é fundamental pensar não apenas no custo inicial, mas também no custo total do projeto. Os preços das TVs convencionais são realmente menores, mas não se pode deixar de considerar os gastos que serão investidos na implantação, nos recursos e funcionalidades para obter a eficiência operacional desejada.

O que é certo para você: TVs ou monitores profissionais para videowalls?

Se você está buscando implantar um videowall para negócio, escola ou outro ambiente comercial, o ideal é contar com monitores profissionais, pois, além das características citadas acima, também são equipamentos mais robustos e com maior capacidade de controle, possibilitando que a mensagem seja vista e ouvida com qualidade por muito mais tempo.

Como a Seal Telecom pode apoiar empresas na implantação de um videowall

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Seal Telecom, que faz parte do grupo Convergint, é especializada na implantação de projetos de videowall com monitores profissionais de alta resolução, integrando sistemas de áudio e vídeo para criar experiências incríveis com tecnologias que viabilizam estratégias inovadoras e efetivas.

Para obter mais informações, entre em contato com nossos especialistas, que eles te ajudarão a identificar suas necessidades de forma personalizada. 

audio-e-video

One Comment

Deixe aqui seu comentário:

2020 © Seal Telecom