Principais recursos das câmeras de monitoramento para gestão do varejo

Já não é novidade que o varejo está se transformando para atender a um consumidor hiperconectado, exigente e informado. Nesse cenário, o foco de todas as estratégias está em oferecer uma experiência de excelência por meio do conhecimento de preferências, desejos e necessidades. Para compreenderem o que os seus clientes querem, muitos varejistas vêm investindo no vídeo analítico. 

A tecnologia é capaz de responder a uma série de questões, que têm influência direta no desenvolvimento de ações com o objetivo de otimizar cada vez mais os resultados. Na prática, trata-se de uma ferramenta dotada de inteligência artificial e visão computacional capaz de analisar vídeos para detectar e identificar eventos e objetos automaticamente. Nesse caso, as câmeras funcionam como os “olhos” do sistema e o vídeo analítico é o “cérebro” que vai entender o que está sendo visto.

Ou seja, são imagens capturadas por câmeras especiais que as transformam em dados estruturados para uma maior inteligência de setores de gestão, marketing, vendas e outros. Além disso, é possível estabelecer indicadores para mensurar informações específicas que auxiliem na criação de estratégias para elevar a performance dos pontos de venda.

Entre os benefícios de utilizar o monitoramento para gestão do varejo estão o aumento da competitividade, a otimização no processo de vendas, a eficiência de dados e a garantia de oferecer percepções positivas aos consumidores. Consequentemente, as empresas ganham em lucratividade.

Funcionalidades do vídeo analítico para o varejo

Há uma série de recursos de vídeo analítico que podem ser configurados conforme as necessidades de cada loja. Porém, é importante citar as principais funcionalidades, que auxiliam de forma significativa em uma melhor experiência de compra aos clientes. São elas:

Videomonitoramento

Por meio da captura de imagens relacionadas às atividades dos consumidores no PDV, as empresas obtêm uma melhor análise sobre o comportamento de compra. Além disso, é possível identificar prateleiras vazias ou que precisam de reposição, avaliar campanhas promocionais ou de marketing, observar se gôndolas e sinalizações estão atraindo quem transita pelo local, entre outros dados importantes, além de claro, contribuir para a segurança do local.

Centro de Controle Operacional (CCO)

Um Centro de Controle Operacional (CCO) é composto por uma sala com diversos monitores que exibem imagens de câmeras de segurança. Podem contar com sistemas inteligentes que possuem reconhecimento facial e são acionadas sem a necessidade de interferência humana. Por meio de inteligência artificial, esse tipo de monitoramento no varejo é altamente eficaz, reduzindo em 99% o risco de falsos alarmes de segurança.

Heatmap

O heatmap, ou mapa de calor, é um recurso que identifica as áreas de maior concentração de clientes em um estabelecimento e também as zonas mortas. Além disso, é possível saber por quanto tempo os consumidores permanecem em determinado ambiente.

A ferramenta se utiliza de representações visuais de cores para apontar o fluxo de pessoas. Quanto mais quente for a cor, maior a movimentação. Na mesma medida, tons frios indicam áreas que estão passando despercebidas e precisam de mudanças para se tornarem mais atrativas.

Controle de fila

Controlar as filas é um dos principais desafios da gestão do varejo quando se trata de oferecer percepções positivas. Para se ter uma ideia, um estudo da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) apontou que para 90% dos lojistas as filas para atender os clientes dificultam as vendas. Na mesma medida, 78% deles afirmaram que o tempo de espera pode levar o consumidor a desistir da compra.

Nesse aspecto, o recurso de controle de fila  é uma excelente ferramenta. Isso porque é possível controlar o tempo de espera dos clientes, direcionar colaboradores para os caixas e realizar outras ações que minimizem ao máximo o tempo até o pagamento.

Contagem de pessoas

Fazer uma contagem precisa do fluxo de pessoas que entra e sai de uma loja pode auxiliar de forma significativa a gestão do varejo. Isso porque, além de saber exatamente quantos clientes passaram pelo PDV durante determinado período, com essa funcionalidade é possível monitorar diversos outros dados.

Entre eles estão os caminhos percorridos, a observação em tempo real de como uma mudança de layout impacta nas vendas, detecção das áreas com maior concentração de pessoas ao longo do dia e os horários em que determinada vitrine mais atraiu os consumidores. Como é de se imaginar, todas essas informações trazem uma base importante para o desenvolvimento de ações futuras.

Pensando em oferecer uma maneira ágil, escalável, flexível e inteligente para o varejo compreender o seu cliente e ter mais segurança, a Seal Telecom, multinacional brasileira de engenharia de projetos, oferece soluções inovadoras de vídeo analítico. Essas são desenvolvidas de forma eficiente e economicamente competitiva, se utilizando de tecnologias como inteligência artificial. Para saber mais sobre nossos serviços para o setor, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

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